Teses e Dissertações
Palavra-chave: Sono
ASSOCIAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE ÁLCOOL E ASPECTOS RELACIONADOS AO SONO
Rafaela Sirtoli, Camilo Molino Guidoni
Data da defesa: 26/02/2024
O consumo de álcool permeia toda a história da humanidade, mas o uso nocivo desta
substância tem se associado a diversas alterações fisiológicas, como transtornos
relacionados ao sono. Embora muito tenha se investigado a respeito do tema, ainda
existem lacunas a respeito da influência de características biológicas e sociais em relação
a essa associação. Objetivo: Investigar a associação entre o consumo de álcool e o sono
em adultos. Métodos: tese de doutorado elaborada em modelo escandinavo, originando
dois artigos científicos como resultados. O primeiro artigo é uma revisão sistemática da
literatura com metanálise a respeito da associação entre cronotipo e consumo de álcool.
Realizou-se uma busca sistemática de estudos observacionais em cinco bases de dados:
PubMed, Scopus, Web of Science, Cochrane Library e PsycINFO. Modelos de efeitos
aleatórios foram utilizados para estimar a odds ratio conjunta (OR) e IC95% de consumo
de álcool de acordo com o cronotipo. A revisão foi elaborada de acordo com as
recomendações do Meta-analysis of Observational Studies in Epidemiology (MOOSE) e
do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). O
segundo artigo é um estudo quantitativo, com dados primários de três bancos de dados de
grupos de pesquisa do Brasil, Chile e Espanha. Modelos de regressão logística foram
elaborados para analisar de forma independente a associação entre risk of alcohol-related
problems (RARP) e qualidade e duração de sono nos bancos de dados dos três países.
Com base nos resultados dos modelos ajustados de cada país, os valores de cada OR e
seus respectivos IC95% foram transformados em escala logarítmica, para possibilitar o
cálculo da OR conjunta (p-OR) e IC95%. Resultados: No primeiro artigo, um total de 33
estudos envolvendo 28.207 indivíduos foram incluídos na revisão sistemática. De forma
geral, os indivíduos vespertinos apresentaram maior frequência e volume de consumo de
álcool, quando comparados aos indivíduos de outros cronotipos. Ainda, uma metanálise
de 13 estudos evidenciou que indivíduos com cronotipo vespertino apresentam uma
chance 41% maior de consumir álcool do que aqueles com outros cronotipos (OR: 1.41;
IC95%: 1.16–1.66). No segundo artigo, 1.830 estudantes foram incluídos na análise
(31,2% brasileiros, 42,2% chilenos e 26,6% espanhois). De forma geral, 25,0% dos
estudantes foram classificados com RARP intermediário, enquanto que 9,9%
apresentaram RARP alto. Na análise conjunta dos três países, RARP intermediário a alto
se mostrou associado a qualidade de sono subótima (p-OR: 1.24; IC95%: 1.00-1.52).
Frequência de consumo de álcool não se mostrou associada à qualidade ou duração do
sono. Conclusão: O cronotipo vespertino e uma qualidade subótima do sono estão
associados ao consumo de álcool. Acredita-se que, devido ao fato de pessoas com
cronotipo vespertino apresentarem uma menor quantidade e qualidade do sono, há um
aumento da impulsividade e da propensão ao risco, resultando na adoção de
comportamentos não saudáveis, e, dentre eles, o consumo de álcool. Em contrapartida,
indivíduos com risco de problemas relacionados ao álcool também apresentam uma
menor qualidade subjetiva de sono.
Apego psicológico ao trabalho, sono e outros fatores associados em professores da educação básica
Juliana Moura de Melo, Arthur Eumann Mesas
Data da defesa: 28/06/2016
A melhoria da educação pública tem sido tema constante nas agendas do governo e nas
exigências da população. Entretanto, apesar de sua relevância social, a profissão docente
continua cercada por condições de trabalho desgastantes, que implicam no adoecimento
desses profissionais. O apego psicológico ao trabalho (APT), mediante o comprometimento
de processos de recuperação do estresse, como o sono, pode ser um elemento importante na
relação entre estresse ocupacional e a saúde. Considerando a complexidade desse contexto, o
objetivo do presente estudo foi identificar a frequência do apego psicológico ao trabalho e
fatores a ele associados, com enfoque para o sono. A população de estudo compreendeu 151
professores atuantes na Educação Básica em Londrina-PR, participantes do estudo PróMestre. Os dados sobre o apego psicológico ao trabalho e avaliação subjetiva do sono foram
obtidos por meio do preenchimento de um diário ao longo de 7 dias, realizado pelos
professores, e por entrevista, para o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-BR). A
análise objetiva do sono baseou-se no uso de actígrafo, de forma contínua, durante o mesmo
período de preenchimento do diário. O APT apresentou elevada frequência na população
estudada, sendo que 30,5% dos professores apresentaram APT hoje (questões vivenciadas no
dia corrente, antes de dormir), 47% APT amanhã (questões a serem vivenciadas no dia
seguinte) e 28,5 % apresentaram APT hoje e amanhã (ambas as situações). As seguintes
variáveis se mostraram associadas ao APT hoje: sexo feminino (p=0,013), sintomas
depressivos (p=0,000), maior pressão de tempo (p=0,003), maior latência do sono registrada
no diário (p=0,013) e pior qualidade do sono (PSQI-BR) (p=0,007). O APT amanhã, por sua
vez, associou-se ao sexo feminino (p=0,003), a sintomas depressivos (p=0,000), à ansiedade
diagnosticada (p=0,001) e respectivo tratamento (p=0,000), a trabalhar em até dois períodos
do dia (p=0,005), à maior pressão de tempo (p=0,002) e pior qualidade do sono (PSQI-BR)
(p=0,002). Por fim, foi encontrada associação significativa entre o APT hoje e amanhã e as
variáveis: sexo feminino (p=0,004), depressão (p=0,000), ansiedade diagnosticada (p=0,028),
trabalhar em até dois períodos do dia (p=0,026), maior pressão de tempo (p=0,002) e pior
qualidade do sono (PSQI-BR) (p=0,020). Além de identificar características individuais de
professores que apresentam apego psicológico ao trabalho com maior frequência, este estudo
permite concluir que pensar em situações do trabalho momentos antes de dormir tem
potencial para comprometer a qualidade do sono, o que deve ser considerado na prevenção e
no tratamento de distúrbios do sono nessa população.
Associação entre qualidade do sono e características sociodemográficas, acadêmicas e uso de mídias sociais em universitários
Rafaela Sirtoli, Camilo Molino Guidoni
Data da defesa: 16/03/2020
O sono exerce importante função restauradora, de conservação de energia e de proteção.
Um indivíduo pode se adaptar a um padrão de privação do sono, porém há o
comprometimento de funções cognitivas e do bom funcionamento do organismo. Devido
às particularidades do ambiente acadêmico, os estudantes de graduação constituem uma
população de risco para transtornos mentais – inclusive os transtornos do sono. Nesse
sentido, o objetivo desta dissertação foi analisar a qualidade do sono dos estudantes
universitários e sua associação com variáveis sociodemográficas, acadêmicas e o uso de
mídias sociais. Trata-se de um estudo transversal e analítico, realizado por meio de um
questionário online. A população consistiu em estudantes de graduação da Universidade
Estadual de Londrina com matrícula ativa no primeiro semestre de 2019. Dos 13.339
estudantes matriculados na universidade em 2019, 12.536 foram considerados elegíveis
para a pesquisa. A coleta de dados ocorreu no período de 29 de abril a 28 de junho de
2019. Realizou-se intensa atividade de divulgação por meios de comunicação diversos,
além de divulgação presencial para todas as 259 turmas de graduação. Utilizou-se o
Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) para a avaliação da qualidade do sono. Foram
analisadas variáveis acadêmicas, sociodemográficas e relacionadas à dependência
autorreferida de mídias sociais. Constatou-se que 71,1% dos 2.736 respondentes
atingiram escore global > 5 pontos no PSQI, caracterizando uma má qualidade do sono.
A má qualidade do sono se associou ao sexo feminino (Razão de Prevalência, RP: 1,171;
Intervalo de Confiança, IC95%: 1,106-1,239), a estar entre o 4º a 6º ano do curso (RP:
1,114; IC95%: 1,041-1,192), a estudar no turno integral (RP: 1,159; IC95%: 1,007-1,334)
ou matutino (RP: 1,195; IC95%: 1,035-1,380), a sentir-se insatisfeito com o seu
desempenho acadêmico (RP: 1,366; IC95%: 1,292-1,445), ao maior tempo de
deslocamento até a universidade (RP: 1,214; IC95%: 1,088-1,354), e à dependência
autorreferida de mídias sociais (RP: 1,073; IC95%: 1,010-1,140). Os resultados
encontrados indicam alta prevalência de má qualidade do sono, relacionada a diversos
fatores inerentes ao ambiente universitário. Espera-se que os resultados desse estudo
possam embasar ações a nível local, além de chamar atenção para discussões mais amplas
e intersetoriais.
Análise dos fatores ocupacionais associados ao estresse e à qualidade do sono em agentes de segurança penitenciária
Soraya Geha Gonçalves, Arthur Eumann Mesas
Data da defesa: 15/04/2021
Os Agentes de Segurança Penitenciária (ASP) são os trabalhadores responsáveis
pela gestão e operação das penitenciárias, sofrendo com os problemas do sistema
penitenciário, como superlotação e dificuldades de implementar políticas adequadas
à ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Como consequência, esses
trabalhadores são expostos a condições de trabalho inadequadas, que podem resultar
em problemas como estresse ocupacional e má qualidade do sono. Em razão da
importância desses profissionais para o sistema penitenciário e dos possíveis
impactos das condições de trabalho sobre a saúde destes, a presente tese teve como
objetivo analisar a associação entre as condições de trabalho com o estresse
ocupacional e a qualidade do sono em ASP. Trata-se de um estudo de corte
transversal realizado com ASP do sexo masculino atuantes em quatro penitenciárias
do Estado de São Paulo, no período de janeiro a agosto de 2019. O estresse
ocupacional, obtido por meio do Swedish Demand-Control-Support Questionnaire
(DCSQ), e a pior qualidade do sono, obtida pelo Índice de Qualidade do Sono de
Pittsburgh (PSQI) > 5 pontos, constituíram desfechos analisados em estudos
independentes em relação às variáveis ocupacionais. O trabalho de alta exigência foi
identificado em 24,3% dos 321 ASP incluídos no primeiro estudo. Análises ajustadas
demonstraram maior chance para o trabalho de alta exigência: turno diarista (ORaj=
5,00; IC 95%: 1,65 – 15,13) e vontade de mudar de profissão (ORaj= 3,75; IC 95%:
1,56 – 9,03) e maior chance para o trabalho ativo: turno diarista (ORaj= 8,19; IC 95%:
2,93 – 22,90) e maiores exigências mentais (ORaj= 4,82; IC 95%: 1,60 – 14,47). A pior
qualidade do sono foi observada em 57,8% dos 256 ASP incluídos no segundo estudo,
associando-se, em análises ajustadas, a maiores exigências mentais (ORaj= 3,10; IC
95%: 1,40 – 6,85), à insatisfação profissional (ORaj= 4,52; IC 95%: 1,32 – 15,46), à
dificuldade para deixar de pensar no trabalho durante o tempo livre (ORaj= 5,13; IC
95%: 1,26 – 20,78) e com a vontade de mudar de profissão (ORaj= 3,20; IC 95% 1,53
– 6,71). Com base nos resultados encontrados, é possível verificar que o ambiente
laboral dos ASP, seja pelas condições ou pela organização do processo de trabalho,
aumentam as chances da associação com estresse ocupacional e pior qualidade do
sono. Desta forma, constata-se a necessidade de estratégias organizacionais e
estruturais que possam contribuir para amenizar os principais fatores ocupacionais
relacionadas a alta demanda do trabalho, assim como a implantação de programas
para a promoção da qualidade do sono, visando saúde e bem-estar dos ASP e
garantia de segurança para o processo de trabalho.
Qualidade do sono em professores de educação básica: correlação entre métodos subjetivos e objetivos e sua relação com dor lombar crônica e uso de medicamentos
Marcela Zambrim Campanini, Arthur Eumann Mesas
Data da defesa: 18/04/2018
OBJETIVO: Examinar a correlação entre medidas subjetivas e objetivas do sono, bem
como a relação entre sono, dor lombar crônica (DLC) e o uso de medicamentos em
professores da educação básica. Objetivos específicos: 1) Analisar a correlação e
concordância entre parâmetros subjetivos (diário) e objetivos (actigrafia) do sono; 2)
Analisar a associação bidirecional e prospectiva entre sono e dor lombar crônica; 3)
Investigar a associação entre o número de medicamentos de uso contínuo e parâmetros
do sono. MÉTODOS: Para a estruturação desta tese, uma introdução abordando os
temas de interesse foi elaborada. Em seguida, os objetivos específicos 1, 2 e 3 foram
contemplados na forma de 3 estudos, cujos resultados e discussões foram abordados
separadamente. A população estudada faz parte do projeto Saúde, Estilo de Vida e
Trabalho de Professores da Rede Pública do Paraná (Pró-Mestre), no qual professores
das 20 maiores escolas estaduais de Londrina (PR) foram entrevistados individualmente
em dois momentos: baseline (nos anos de 2012 e 2013) e seguimento (após 24 meses).
No seguimento, uma subamostra de professores (n=168) utilizou um actígrafo para
registro do ritmo vigília-sono e preencheu um diário de atividades durante 7 dias.
RESULTADOS: A concordância (coeficiente de correlação intraclasse – ICC) e a
correlação (coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman - r) entre actígrafo e
diário foram de moderadas a altas para o tempo total de sono (ICC= 0,70; r= 0,60),
tempo total de cama (ICC= 0,83; r= 0,73), horário de dormir (ICC= 0,95; r= 0,91), hora
de início do sono (ICC= 0,94; r= 0,88) e hora de despertar (ICC= 0,87; r= 0,78).
Entretanto, a latência do sono (ICC= 0,49; r= 0,38) e a eficiência do sono (ICC= 0,16;
r= 0,22) demonstraram baixa concordância e correlação. O sono de pior qualidade
(PSQI>5) foi um fator preditor para dor lombar crônica persistente após 2 anos de
seguimento (Risco Relativo [RR]= 2,98, Intervalo de Confiança [IC] de 95%= 1,19-
7,48) mas não para novos casos dessa dor (RR= 1,09, IC 95%= 0,57-2,07). Não foram
encontradas associações entre a dor lombar crônica no baseline e a qualidade do sono
no seguimento. Nos participantes que tinham dor lombar crônica, a duração do sono ≤6
horas (RR= 1,54, IC 95%= 1,06; 2,25) e a eficiência do sono <85% (RR= 1,42, IC
95%= 1,07-1,89) medidas por actigrafia, e a hora de deitar reportada no diário >23h30m
(RR= 1,54, IC 95%= 1,06; 2,24) foram associadas ao relato de dor no dia seguinte. O
uso de ≥3 medicamentos foi associado com menor duração do sono (Odds ratio [OR]=
2,51; IC 95%= 1,01-6,21), maior latência do sono (OR= 2,65; IC 95%= 1,00-7,02) e
maior número de despertares durante a noite (OR= 3.30; IC 95%= 1,32-8,28), medidos
por actigrafia; e com maior latência (OR= 3,76; IC 95%= 1,36-10,5) e menor eficiência
do sono (OR=11,6; IC 95% =2,92-46,1), medidos pelo diário. O incremento de 1
medicamento foi associado a maior latência e menor eficiência autorreportados.
CONCLUSÕES: A actigrafia e o diário do sono demonstraram variados graus de
concordância nos parâmetros do sono, sugerindo que esses métodos medem diferentes
dimensões do sono, especialmente em relação à latência e à eficiência do sono. Os
parâmetros do sono podem desempenhar o papel de preditores de dor lombar crônica a
longo e a curto prazo. O uso contínuo de ≥3 medicamentos está associado a piores
parâmetros objetivos e subjetivos do sono em professores.
Qualidade do sono entre professores e fatores associados
Denise Andrade Pereira Meier, Selma Maffei de Andrade
Data da defesa: 09/11/2016
O sono desempenha função notável na prevenção de doenças, manutenção e
recuperação da saúde física e mental. Como processo reparador, sofre influências de
fatores determinantes e condicionantes, que o tornam complexo e multifacetado. As
condições adversas de trabalho enfrentadas por professores podem prejudicar sua
qualidade de vida e, consequentemente, seu padrão de sono. Este estudo objetivou
analisar a qualidade do sono e fatores associados em professores da educação
básica. Trata-se de um estudo transversal com professores do ensino fundamental e
médio, alocados nas 20 escolas com maior número de docentes da rede estadual de
Londrina-PR. A coleta de dados, de agosto de 2012 a junho de 2013, deu-se por
entrevistas e aplicação de um questionário respondido pelo professor. Foi analisada a
associação entre pior qualidade do sono e características sociodemográficas, de estilo
de vida, condições de saúde e percepções sobre o trabalho. A qualidade do sono foi
obtida por meio do Pittsburgh Sleep Quality Index, considerando-se a pior qualidade do
sono escores superiores a cinco pontos. Os dados foram digitados e tabulados no
programa Epi Info e Statistical Package for the Social Sciences, respectivamente.
Participaram da pesquisa 972 professores e a taxa de resposta foi de 86,3%. Com
idade média de 41,5 anos, a maioria era do sexo feminino (68,3%), da raça/cor branca
(74,5%), vivia com companheiro (59,1%), tinha renda familiar mensal de até R$ 5 mil
(59,1%) e pós-graduação (87,5%). Mais da metade (52,9%) referiu inatividade física,
8,0% relataram fumar e metade consumia bebida alcoólica. Cerca de 70% citaram o
consumo diário de café. As condições de saúde mais frequentemente referidas foram:
dor crônica (42,1%), ansiedade (25,1%) e depressão (15,4%). A prevalência de pior
qualidade do sono foi de 54,3%. Associaram-se à pior qualidade do sono nas análises
bivariadas: renda mensal familiar de até R$ 5 mil, inatividade física, relatos de
diagnóstico de hipertensão, depressão, ansiedade e dor crônica, ter três vínculos de
trabalho, ter sofrido violência física ou psicológica e percepção negativa em relação a:
remuneração, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, tempo para lazer e família,
quantidade de alunos por sala de aula, ritmo e intensidade do trabalho, número de
tarefas realizadas e tempo disponível para preparar atividades. Entre as variáveis de
condições de trabalho, após análises ajustadas, permaneceram associadas à pior
qualidade do sono: ter sofrido violência física ou psicológica no trabalho como
professor, percepção negativa em relação ao tempo para lazer e para a família e ao
equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A análise detalhada da violência revelou
que todos os tipos permaneceram associados à pior qualidade do sono mesmo após
ajustes. Os dados identificados indicam aspectos importantes sobre a qualidade do
sono e sua associação com algumas características do trabalho docente. Espera-se
que os resultados despertem reflexões para formular políticas públicas que melhorem
as condições laborais desses profissionais, minimizando os efeitos sobre sua
qualidade de vida, incluído o sono.