Teses e Dissertações
Palavra-chave: Sistema de Saúde
A gestão plena do sistema municipal: uma avaliação em Apucarana-PR
Leonardo Di Colli, Luiz Cordoni Júnior
Data da defesa: 03/05/2006
A Norma Operacional Básica do SUS 01/96 proporcionou aos municípios a habilitação na
modalidade de gestão plena do sistema municipal ou da gestão da atenção básica. Foi
considerada como a mais descentralizadora de todas as anteriores e possibilitou aos
municípios gerir seus próprios recursos e implantar estratégias que contemplassem a saúde da
população. O objetivo deste estudo foi analisar e comparar indicadores hospitalares e
ambulatoriais nos períodos antes e após a implantação da gestão plena no Município de
Apucarana. Baseou-se na análise de dados obtidos do sistema de informações hospitalares
(S.I.H) e ambulatoriais (S.I.A.) do SUS, disponíveis em CD-ROM, tabulados pelo programa
TABWIN do Ministério da Saúde. A construção dos indicadores foi baseada na seleção
daqueles que poderiam demonstrar alterações em decorrência da intervenção. Foram
examinados os indicadores que seguem. Desempenho: taxa de internação hospitalar,
proporção de evasão e invasão das internações, proporção de internação por clínica, tempo de
permanência e número de procedimentos ambulatoriais. Econômicos: gasto per capita, custo
médio das autorizações de internação hospitalar, gastos com internações hospitalares da
população residente no próprio município e de residentes em outras localidades, gastos com
atendimento ambulatorial, relação entre gastos ambulatorial e hospitalar e proporção de gastos
com atenção básica em relação aos gastos totais com saúde. A análise da evolução,
considerando o período de 10 anos, realizou-se através da análise de variância para avaliar o
modelo de regressão linear estimado em função do tempo, através do programa The SAS
System. A comparação entre os períodos foi realizada utilizando-se a distribuição de Poisson.
Os valores em reais foram atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC
– do IBGE. Ficaram demonstradas as alterações ocorridas nos indicadores nos períodos de
1996-1997 e 2000- 2001, antes e após a implantação da gestão plena, e na série histórica, de
1995 a 2004. O aumento da resolutividade dos serviços, o melhor acesso da população aos
serviços de saúde de nível primário e secundário, a garantia às pactuações intermunicipais, o
melhor desempenho do sistema municipal de controle, avaliação e auditoria, a melhor
confiabilidade da alimentação dos bancos de dados e a melhora da tecnologia médica foram
os aspectos que demonstraram relação com a implantação da Gestão Plena do Sistema no
Município de Apucarana.
Estratégias utilizadas por gestores de Municípios de Pequeno Porte para garantia de acesso aos usuários do SUS a serviços de Média Complexidade
Camila Ribeiro Silva, Brígida Gimenez Carvalho
Data da defesa: 17/03/2016
A organização do sistema de saúde de saúde no Brasil sofreu modificações ao longo dos
anos, abrangendo todos os cidadãos a partir da Constituição Federal de 1988. A
descentralização do Sistema a nível municipal foi baseada nos princípios de
universalidade, equidade e integralidade da atenção à saúde. As ações e procedimentos
se dispuseram nos blocos de Atenção Básica (AB) e o de Média e Alta Complexidade
(MAC). A municipalização do Sistema, tendo a Atenção Básica como modelo de
atenção não foi acompanhada de investimentos proporcionais na organização dos
demais níveis de atenção e nem na articulação entre eles. O contexto do financiamento
em saúde demonstra grande peso sobre os municípios, que acabam financiando ações e
serviços em saúde além da AB, sobretudo nos municípios de pequeno porte (MPP), que
em sua maioria não conseguem arrecadar o suficiente para arcar com os procedimentos
da AB, nem com os de MAC, para os quais acabam por ter que garantir acesso aos
usuários. Os municípios pequenos ficam na dependência de serviços localizados em
municípios maiores e faz com que seus gestores tenham que articular diversas
estratégias para a garantia de acesso aos serviços de MAC. O Sistema de saúde
brasileiro encontra-se fragmentado e essa fragmentação fica mais evidente em
municípios de pequeno porte. O estudo objetivou analisar as estratégias dos municípios
de pequeno porte para a garantia de acesso a serviços de média complexidade, por meio
da metodologia de estudo de caso único, com várias unidades de análise. O caso
estudado foi o da 18ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, tendo seus 18 municípios
de pequeno porte como unidade de análise. A população de estudo foi composta pelos
gestores e os responsáveis pela regulação de consultas especializadas de cada município
e também a Diretora Administrativa do CISNOP (Consórcio Intermunicipal de Saúde
do Estado do Paraná). As especialidades com maior dificuldade de acesso são: Vascular,
Proctologia, Geriatria, Endocrinologia, Ortopedia, Neuro-pediatria, Urologia,
Reumatologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia Os municípios foram categorizados
em alta, média e baixa dependência do Consórcio, conforme o sucesso de suas
estratégias para a garantia de acesso a consultas especializadas. As estratégias
levantadas foram organizadas em três categorias: sem custo adicional do município;
com custo adicional para o município e com custo para o usuário e vão desde compra de
serviços diretamente de prestador particular, a terceirização de serviços e também
compra de consultas especializadas de outras regionais. A situação da fragmentação do
sistema, no que diz respeito à garantia de acesso a serviços especializados não tem
perspectiva de solução a médio prazo, assim, ficando o sucesso para a garantia de
acesso aos serviços de média complexidade aos usuários, dependendo da capacidade de
gestão e governança dos secretários municipais de saúde.
A relação público-privado para a atenção de média complexidade em uma região de saúde
João Felipe Marques da Silva, Brígida Gimenez Carvalho
Data da defesa: 28/02/2018
O processo de municipalização dos serviços de saúde delegou ao ente municipal a
responsabilidade sobre o sistema de saúde de seu território, principalmente quanto à
coordenação da Atenção Básica. Ocorre que, para garantir a integralidade da
atenção à saúde, princípio e diretriz estruturante do SUS, este ente também assumiu
os serviços de Média Complexidade (MC), e por consequência, a relação com o
prestador privado complementar ao sistema, constituindo, portanto, a relação
público-privado deste nível de atenção. Neste contexto, especialmente em
municípios de pequeno porte (MPP), esta relação ocorre, sobretudo para a compra
de consultas especializadas, procedimentos hospitalares diagnósticos, clínicos e
cirúrgicos, por meio de relação contratual com o setor privado complementar, ainda
que o serviço esteja localizado em outro município ou sob gestão do Estado. A
relação entre os MPP e o serviço privado complementar se constrói em um cenário
de descentralização política-administrativa, sendo diretamente influenciada pelos
resultados da micro e macro organização das políticas de saúde; das matrizes
institucionais sobre o comportamento dos atores sociais e políticos; e pelas práticas
clientelistas vigentes nestes espaços. Nesta perspectiva, esta pesquisa propõe-se
compreender a relação entre gestores públicos e prestadores do sistema privado
complementar para a atenção de MC em uma região de saúde de municípios de
pequeno porte (MPP). Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa,
realizada nos municípios da região de Ivaiporã (22ª Regional de Saúde do Paraná),
entre o período de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, utilizando entrevistas por
meio de roteiro semiestruturado. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores
municipais, prestadores de serviços, membros gestores da regional de saúde,
consórcio intermunicipal de saúde, e apoiador do COSEMS. A análise dos
resultados se deu em duas etapas, a primeira por meio de análise documental, e na
segunda as entrevistas foram submetidas à técnica de análise do discurso proposta
por Martins e Bicudo (2003). A análise possibilitou a caracterização sócio
assistencial da região, e a construção de quatro categorias: demanda;
financiamento; contratos; gestão e planejamento de serviços. Os resultados apontam
que os fatores identificados nas categorias de análise referentes à demanda e ao
financiamento dos serviços de MC, permitem e favorecem a relação; enquanto as
características observadas nas categorias de contrato e gestão, as estabelecem e as
mantém. Estes fatores estão relacionados à organização das políticas de saúde e
das políticas institucionais. Destacam-se, entre outros aspectos, a influência da
formação médica na demanda de serviços de MC e o excesso de intervenções
diagnósticas, além de práticas de reservas de mercado para a assistência médica na
região. Quanto ao financiamento os municípios custeiam os serviços de MC com
recursos próprios, minimizando os investimentos na Atenção Básica. Observa-se,
também, que os contratos são executados em desencontro às normas operacionais
do sistema. A relação público-privado nesta região atravessa e afeta o processo de
regionalização desses municípios; é marcada por forte interdependência entre
gestores públicos e privados; assimetrias de poder; interesses ao acesso; e
benefícios à gestão municipal, a depender da tipificação de contrato entre o
município - exclusivo ou não exclusivo, com o prestador. Entre eles, vantagens,
práticas clientelistas, hierarquizadas, e de maximização de resultados de atores
envolvidos, são possibilitadas pela naturalização destas ações nos espaços em que
ocorrem. Conclui-se que a relação estabelecida fere o comando único do sistema,
possibilita práticas clientelistas, e é reforçada pelo incipiente processo de
planejamento e de medidas regulatórias pela gestão pública municipal e estadual;
além de apresentar a fragilidade do papel do Estado na região, bem como, das
instâncias colegiadas. Os resultados demonstram a necessidade de investir em
ações que favoreçam a governança e o processo de regionalização, a capacidade
regulatória de governos locais, e o controle social nesta região. Esta relação deve
ser aperfeiçoada por tecnologias de gestão, e modalidades de contratos que
possibilitem a integralidade das ações e a autonomia dos municípios perante os
prestadores.