Teses e Dissertações
Palavra-chave: Serviços de Urgência
Acolhimento com avaliação e classificação de risco: análise da demanda atendida no pronto socorro de um hospital escola
Vivian Biazon El Reda Feijó, Luiz Cordoni Junior, Célia Regina Rodrigues Gil
Data da defesa: 20/08/2010
A área de urgência e emergência constitui-se em importante componente da
assistência à saúde. A crescente demanda nos últimos anos e a insuficiente
estruturação da rede de atenção são fatores que têm contribuído para a sobrecarga
dos serviços de urgência e emergência, transformando-os em uma das áreas de
maior problemática do SUS. Diante disso, o Ministério da Saúde instituiu em 2004 o
Programa Nacional de Humanização (PNH), trazendo como proposta ferramentas e
dispositivos que podem efetivamente potencializar a garantia de atenção integral.
Destaca-se como diretriz o acolhimento com avaliação e classificação de risco
(AACR). Considerando a escassez de estudos relacionados ao uso do protocolo de
AACR em serviços de emergência de alta complexidade e sua implantação no Pronto
Socorro do Hospital Universitário de Londrina-PR, este estudo teve como objetivo
geral analisar a demanda que procurou atendimento neste serviço mediante os
critérios do protocolo de AACR e, como objetivos específicos, identificar
características e fatores associados à adequação da demanda quanto à finalidade
assistencial do serviço. A população de estudo foi constituída por 976 pessoas que
procuraram atendimento no período de junho de 2008 a maio de 2009, selecionadas
por amostragem sistemática. Os dados foram coletados das fichas do protocolo de
AACR e das fichas de atendimento médico nos casos em que o desfecho tenha sido
atendimento nesse serviço. Foram digitados e armazenados no programa Epi Info
versão 3.5.1 para Windows e analisados no programa SAS. A associação entre as
variáveis independentes e as variáveis respostas classificação de risco foi avaliada
com o teste de qui-quadrado ou teste exato de Fisher. Foram considerados
adequados à demanda para atendimento no hospital terciário os pacientes
classificados como vermelho, amarelo, e verde; os classificados como azul foram
considerados inadequados. Verifica-se nos resultados que 82% dos pacientes foram
classificados como adequados ao serviço segundo critérios do protocolo. O sexo
predominante foi masculino na faixa etária de 20-59 anos. A procura por atendimento
foi maior nos dias úteis em horário comercial, coincidindo com o turno de maior
procura dos casos menos graves. Na análise estatística verifica-se associação
significativa da variável procedência da demanda, horário de procura para
atendimento com a adequação da demanda. As variáveis clínica responsável pelo
atendimento, destino após atendimento médico, ser acompanhado neste serviço,
SSVV, tempo da queixa, procedimentos realizados e comorbidades apresentam
associação significativa com a classificação de risco atribuída por cores. Conclui-se
com os achados deste estudo que a implantação do AACR contribui na identificação
dos casos mais graves e na organização da demanda. Entretanto, a adequação da
demanda depende também da organização do sistema de saúde local como um todo.
Com base nestas informações, outros serviços de emergência podem ser motivados
a incorporar esta tecnologia de trabalho e de gestão.