Teses e Dissertações
Palavra-chave: Readaptação funcional
Compreensão do sentido de ser professor readaptado por transtornos psíquicos à luz da fenomenologia heideggeriana
Ana Claudia Petryszyn Assis , Alberto Durán González
Data da defesa: 26/02/2016
Ao longo dos anos, o trabalho docente vem acumulando muitas mudanças as
quais tem repercutido negativamente na saúde psíquica e física dos mesmos.
Levando a um intenso sofrimento nesta categoria profissional,
consequentemente, tem se tornado frequente a readaptação funcional de
professores a qual afasta, temporário ou definitivo, o trabalhador de sua função,
realocando-o em outro cargo. Com base nisso, o objetivo dessa pesquisa foi
compreender o significado do retorno à escola após afastamento definitivo como
professor-readaptado por transtornos psíquicos. Trata-se de um estudo
qualitativo, realizado com professores readaptados definitivos de diferentes
escolas da rede pública de um munícipio de grande porte do sul do Brasil. A
coleta de dados foi realizada no período de dezembro de 2014 e finalizada em
junho de 2015. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de discurso proposta por Martins e Bicudo,
como forma de extração e organização dos dados. Em seguida, foram
analisados a luz do referencial filosófico de Martin Heidegger. Também, foram
utilizados outros autores, tendo em vista a convergência entre eles. Da análise
das entrevistas emergiram quatro categorias: Processo de ruptura do trabalho
docente em sala de aula; Retorno ao trabalho como professor readaptado; Serno-mundo como professor readaptado e Ser-com-o-outro no mundo da
readaptação. Os entrevistados revelaram que o trabalho antes da readaptação
estava sendo marcado pela intensificação do trabalho como docentes, refletido
por condições de trabalho ruins, excesso de burocracia e outros levando a um
período de afastamentos os quais foram tidos como momentos de quebra do
cotidiano dos professores. Após os afastamentos temporários de sala de aula, o
habitar o mundo da educação sob nova condição foi marcado por incertezas e
sentimentos como o medo frente a essa transição, já que não tinham referências
construídas sobre esse ser-no-mundo, pois foram lançados no mundo da
educação sob nova condição, se ocupando e preocupando de modos diferentes.
Dessa forma, aos que construíram uma nova identidade esta foi marcada por
uma utilidade para o coletivo, no qual assumem múltiplas funções para serem
reconhecidos. Passando a existir de modo impróprio, retirando, dessa forma, a
possibilidade de refletirem sobre esse agir para os outros. O ser-com dos
professores readaptados revelaram modos deficientes com-colegas; comoutros-funcionários, com-alunos e com-família, suscitando, portanto, um ser-com
inautêntico. Visto que estas relações se demostraram em atitudes
preconceituosas, com forte estigma e de exclusão. Também, esta pesquisa
permitiu tecer algumas reflexões sobre o processo de readaptação vivenciado
pelos professores na qual evidenciou-se a falta de políticas que visem este
profissional, tanto no processo quanto no acompanhamento do mesmo nesta
situação. Espera-se que os resultados desse estudo possam fornecer subsídios
para o conhecimento dessa realidade, buscando ampliar as discussões e
alternativas para o atual contexto que esses professores vivenciam.