Teses e Dissertações
Palavra-chave: Previdência Social
Características das vítimas de acidente de transporte terrestre, lesões e benefícios concedidos entre segurados do Instituto Nacional do Seguro Social de Cambé em 2011
Flávio Henrique Muzzi Sant'anna, Selma Maffei de Andrade
Data da defesa: 27/07/2012
Introdução: Acidentes de transporte terrestre são notórios causadores de
morbimortalidade na atualidade. A análise desses agravos entre os segurados do
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é pertinente para se compreender a
natureza desse fenômeno e lhe vislumbrar soluções, a partir de estrato
economicamente ativo da realidade brasileira. Objetivo: Analisar as características
das vítimas de acidentes de transporte terrestre, lesões e benefícios concedidos
entre segurados do INSS de Cambé (PR) em 2011. Metodologia: Trata-se de
estudo descritivo e transversal. A população foi composta por segurados do INSS
vítimas de acidentes de transporte terrestre, que tiveram benefício concedido em
perícia médica inicial na Agência da Previdência Social de Cambé em 2011.
Utilizaram-se os sistemas SUIBE, PLENUS e SABI como fontes de dados, os quais
foram transcritos em formulário específico e digitados duplamente no programa Epi
Info®. Os dois primeiros sistemas forneceram informações necessárias para
exclusão de homônimos e para levantamento dos valores dos benefícios. Por meio
do SABI foi possível acesso aos laudos médicos das perícias consideradas na
casuística. Resultados: Das 241 vítimas analisadas, 81,7% eram do sexo
masculino, 71,1% tinham entre 18 e 39 anos, e 76,3% residiam em Cambé. Quanto
às características relacionadas às profissões das vítimas, 75,9% eram empregados,
sendo que mais da metade (55,2%) eram trabalhadores da indústria e do comércio.
Dos acidentes de transporte, 96,7% foram acidentes de trânsito, tendo como dias
mais frequentes de ocorrência o sábado (23,7%) seguido do domingo (17,8%). Das
vítimas, 79,3% eram condutores, prevalecendo em ambos os sexos, sendo maior no
masculino (85,6%) do que no feminino (58,1%). Os ocupantes de motocicletas
prevaleceram (72,2%), tendo como tipos de acidentes mais comuns as colisões de
carros com motos (29,9%) e as quedas de motos (25,7%). Das lesões, 80,5% foram
fraturas, sendo os membros os segmentos mais afetados (89,6%), seguidos da
cabeça (5,4%). Dos acidentes, 19,9% foram de trabalho, sendo que desses, 70,8%
foram de trajeto. Em relação ao tempo de incapacidade, prevaleceu de 91 a 120 dias
(33,2%). Dos valores mensais em benefícios, 87,6% estiveram entre R$ 545,00 e R$
1.107,52, tendo o gasto total chegado a R$ 818.503,27. Conclusão: O perfil dessa
população em muito se assemelha com a população em geral envolvida em
acidentes de transporte terrestre, sobretudo de trânsito. Entretanto, como se trata de
população específica, e a qual reflete estrato economicamente ativo da população,
medidas preventivas e intervenções específicas podem ser direcionadas a partir
desses achados. Propõe-se a Cartilha Paz no Trânsito como forma de intervenção
na realidade pela mudança de comportamento e das relações humanas no trânsito.