Teses e Dissertações
Palavra-chave: Percepção
Autopercepção de saúde em adultos e idosos brasileiros: estudos baseados em inquéritos nacionais.
Andressa Carine Kretscher, Mathias Roberto Loch
Data da defesa: 02/02/2023
Introdução: A Autopercepção de Saúde (AS) é considerada uma medida de fácil
aplicação e um bom preditor de morbimortalidade. Pesquisas relacionando o
comportamento alimentar, ou relacionando a AS na população de baixa escolaridade
demonstram-se escassos na literatura. Objetivo: No primeiro estudo objetivou-se
relacionar a AS positiva com comportamentos alimentares em uma amostra de adultos
e idosos. No segundo objetivou-se relacionar a AS positiva a variáveis
sociodemográficas, comportamentais e de apoio social com uma amostra de idosos
de baixa escolaridade. Metodologia: Trataram-se de dois recortes de estudos
transversais, o primeiro estudo, foi realizado com uma amostra de adultos de três
diferentes faixas etárias (adultos jovens, de meia-idade, e idosos) residentes de 26
capitais brasileiras e do Distrito Federal entrevistados pelo Sistema de Vigilância de
Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico -
VIGITEL do ano de 2017. No segundo recorte, fez-se uso de uma amostra de idosos
de baixa escolaridade (de 0 a 4 anos de estudo), de diversas regiões do Brasil
entrevistados pela Pesquisa Nacional de Saúde - PNS do ano de 2019. A variável
dependente de ambos os estudos foi a AS positiva, as variáveis independentes do
primeiro recorte foram sete comportamentos alimentares e do segundo variáveis
sociodemográficas, comportamentos de saúde e apoio social. Em ambos os recortes
se fez a análise descritiva dos amostrados e posteriormente construiu-se modelos de
regressão de Poisson. Resultados: No primeiro estudo, foram considerados 52.166
indivíduos residentes nas capitais brasileiras, a prevalência de AS positiva foi de
66,3% obteve-se associações com todos os comportamentos alimentares estudados
em ambos os sexos com os adultos jovens. As variáveis das quais obteve-se relações
mais fortes foram o consumo regular de frutas e o consumo regular de hortaliças
nestes obteve-se associações em todos os grupos (variando de RPaj=1,31; IC95%
1,18-1,46 a RPaj=1,14; IC95% 1,09-1,19 no consumo de frutas e de RPaj=1,36;
IC95% 1,23-1,50 a RPaj=1,21; IC95% 1,13-1,30 no consumo de hortaliças).
Constatou-se relação linear positiva entre o número de comportamentos alimentares
positivos e a prevalência de AS positiva. No segundo recorte, em que foram
considerados dados de 12.367 idosos, a prevalência de AS positiva foi de 36,7%,
sendo que menores prevalências foram observadas nos pretos e pardos, e nos
homens viúvos. Maiores prevalências foram encontradas naqueles que possuíam
renda mais elevada (sendo de até RPaj=1,18; IC95% 1,11-1,24 nas mulheres e
RPaj=1,29; IC95% 1,22-1,37 nos homens dos quais recebiam mais de 3 saláriosmínimos) e naqueles que realizaram pelo menos uma consulta anual com médico
(RPaj=1,25; IC95% 1,16-1,35 nos homens, e RPaj=1,22; IC95% 1,16-1,28 nas
mulheres). Além destas associações, somente nas mulheres foram encontradas
maiores prevalências nas solteiras, nas que praticavam atividade física no lazer,
consumiam frutas e hortaliças, participavam de associações comunitárias e de
atividades religiosas. Conclusões: Reforça-se a importância de políticas que promovam a adoção de comportamentos saudáveis, estímulo da participação social,
da busca mais frequente por serviços de saúde, e de políticas em prol da melhoria da
renda para a população com menos anos de estudo.
Palavras-chave: Estilo de Vida, Percepção, Saúde, Inquéritos Populacionais
Comportamentos posturais de professores do ensino básico do município de Londrina, Paraná
Marcelly Barreto Correa, Arthur Eumann Mesas
Data da defesa: 23/05/2016
Introdução: Ao desempenhar seu papel fundamental no processo educacional da sociedade,
os professores adotam comportamentos posturais que podem gerar consequências para sua
saúde. Objetivo: Caracterizar a percepção de comportamentos posturais e fatores associados
em professores do ensino básico da rede estadual de Londrina, Paraná. Métodos: Trata-se de
um estudo transversal que incluiu professores que atuavam como docente em sala de aula,
lecionavam para nível fundamental (anos finais), médio e/ou educação profissional integrada,
e que participaram da primeira etapa do estudo PRÓ-MESTRE. A coleta de dados foi
realizada em entrevista pré-agendada, com duração de aproximadamente uma hora,
constituída por formulário e questionário, contendo questões sobre características
sociodemográficas, de estilo de vida, saúde, ocupacionais, ergonômicas, além de perguntas
sobre a percepção de comportamentos posturais nas atividades de escrever no quadro,
trabalhar sentado e permanecer em postura ortostática (postura em pé). O presente estudo foi
aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina. Foram
entrevistados 335 professores no período entre agosto e dezembro de 2014. Os dados foram
analisados utilizando-se o programa computacional IBM SPSS, por meio de análise descritiva
mediante a distribuição de frequência de variáveis categóricas e análise de associação por
meio do Teste de Qui-quadrado. Foram adotados os níveis de significância estatística de
p<0,20 (indicativo de possível associação) e p<0,05 (associação estatisticamente
significativa). Resultados: A percepção de comportamento postural não recomendado
frequente foi identificada em 3,5% dos professores para a posição da coluna ao escrever no
quadro, 7,0% para a posição da coluna ao trabalhar sentado, 10% para a posição das pernas ao
escrever no quadro e 20% para a posição das pernas ao trabalhar sentado. Em relação à
percepção da postura ortostática, 67,5% dos professores referiram adotar com alta frequência
postura diferente da considerada como de referência. De maneira geral, os resultados quanto
às características sociodemográficas, de estilo de vida e de saúde mostraram que ter idade
menor de 43 anos, não praticar atividade física regularmente, avaliar a própria saúde como
ruim ou muito ruim, presença de dor crônica musculoesquelética geral ou específica para
determinada região do corpo e sentir dor devido à postura tiveram associação significativa
(p<0,05) com a adoção de comportamento postural não recomendado frequente em ao menos
uma das posições analisadas. Quanto às condições ocupacionais, lecionar em apenas um
colégio, apresentar carga horária superior a 20 horas semanais, atuar somente no ensino
fundamental, possuir contrato do tipo estatutário, referir absenteísmo por motivo de saúde nos
últimos 12 meses e baixa capacidade atual para o trabalho associaram-se com a adoção
frequente de pior comportamento postural em ao menos uma das posições analisadas. Já em
relação às condições ergonômicas, considerar o desempenho pessoal no trabalho dificultado
pela postura, considerar a infraestrutura ruim para o descanso e ser afetado pela posição do
corpo em relação ao mobiliário tiveram associação com a adoção do pior comportamento
postural. Conclusões: Entre 7% e 67,5% dos professores analisados referiram adotar, com
alta frequência, comportamento postural não recomendado em ao menos uma situação
habitual no exercício da atividade docente. Os resultados sugerem que certas características
individuais, comportamentais e relacionadas com o trabalho podem contribuir para a
caracterização dos professores que adotam posturas não recomendadas com maior frequência.