Teses e Dissertações
Palavra-chave: Necessidades e demandas de Serviços de Saúde
Adequação da demanda atendida em serviço de urgência de média complexidade em Londrina, Paraná, Brasil
Ricardo de Oliveira, Regina Kazue Tanno de Souza, Luiz Cordoni Junior
Data da defesa: 30/04/2008
A hierarquização da atenção à saúde estabelece fluxos assistenciais ascendentes
iniciando-se por serviços de menor complexidade. Entretanto, estudos demonstram a
existência de um funcionamento desordenado e desvios dos fluxos nesse sistema. Assim,
os serviços de urgência são excessivamente utilizados, acarretando filas e atendimento
de alto percentual de casos inadequados. Dada a escassez de pesquisas abordando o
tema da urgência no país, este estudo teve por objetivo caracterizar e classificar a
demanda atendida no Pronto Atendimento Municipal em Londrina-PR (PAM), segundo a
adequação dos casos ao papel assistencial do serviço. A população de estudo foi
constituída por 394 pessoas, selecionadas por meio de amostragem sistemática, que
procuraram o PAM em duas semanas do mês de julho de 2007. Os dados foram
coletados após as consultas médicas por entrevistadores devidamente treinados, e as
informações foram registradas em banco de dados do aplicativo Epi Info versão 3.4 para
Windows. Para a classificação dos casos quanto à sua adequação foram utilizados
critérios explícitos (situações objetivamente definidas) e implícitos (a critério do médico
consultante). A análise de associação entre as variáveis independentes e a adequação ao
serviço foi realizada a partir da classificação por critérios explícitos utilizando-se o teste de
qui-quadrado (χ2
). Verificou-se, entre os principais resultados, discreto predomínio de
pessoas do sexo feminino (55,6%), na faixa etária entre 20 e 39 anos (45,9%) com
apenas o nível fundamental de ensino (51,7%), inseridas no mercado de trabalho, não
beneficiárias de plano de saúde. A maioria das pessoas procurou o PAM
espontaneamente (77,1%) e, entre os casos referenciados, as UBS foram os serviços que
mais encaminharam (76,0%). O transporte coletivo foi o mais utilizado (46,7%) e 79% das
pessoas tiveram alta após a consulta no PAM. Dos casos analisados, 54,3% foram
considerados adequados segundo os critérios classificatórios explícitos. Os fatores
associados significativamente (p<0,05) à adequação ao serviço foram: idade igual ou
superior a 60 anos, inserção no mercado de trabalho, ser usuário de unidades básicas de
saúde e procura por outros serviços previamente ao atendimento no PAM para o mesmo
problema. Quando comparados os diferentes critérios de classificação da demanda,
verificou-se concordância de 81,4% (estatística Kappa = 0,62), considerada
substancialmente concordante. Apesar da demanda espontânea ter sido predominante
(77,1%), a realidade observada no PAM de Londrina revelou que há uma adequação
razoável da demanda à natureza do serviço, fato pouco observado em estudos
semelhantes.
Acolhimento com avaliação e classificação de risco: análise da demanda atendida no pronto socorro de um hospital escola
Vivian Biazon El Reda Feijó, Luiz Cordoni Junior, Célia Regina Rodrigues Gil
Data da defesa: 20/08/2010
A área de urgência e emergência constitui-se em importante componente da
assistência à saúde. A crescente demanda nos últimos anos e a insuficiente
estruturação da rede de atenção são fatores que têm contribuído para a sobrecarga
dos serviços de urgência e emergência, transformando-os em uma das áreas de
maior problemática do SUS. Diante disso, o Ministério da Saúde instituiu em 2004 o
Programa Nacional de Humanização (PNH), trazendo como proposta ferramentas e
dispositivos que podem efetivamente potencializar a garantia de atenção integral.
Destaca-se como diretriz o acolhimento com avaliação e classificação de risco
(AACR). Considerando a escassez de estudos relacionados ao uso do protocolo de
AACR em serviços de emergência de alta complexidade e sua implantação no Pronto
Socorro do Hospital Universitário de Londrina-PR, este estudo teve como objetivo
geral analisar a demanda que procurou atendimento neste serviço mediante os
critérios do protocolo de AACR e, como objetivos específicos, identificar
características e fatores associados à adequação da demanda quanto à finalidade
assistencial do serviço. A população de estudo foi constituída por 976 pessoas que
procuraram atendimento no período de junho de 2008 a maio de 2009, selecionadas
por amostragem sistemática. Os dados foram coletados das fichas do protocolo de
AACR e das fichas de atendimento médico nos casos em que o desfecho tenha sido
atendimento nesse serviço. Foram digitados e armazenados no programa Epi Info
versão 3.5.1 para Windows e analisados no programa SAS. A associação entre as
variáveis independentes e as variáveis respostas classificação de risco foi avaliada
com o teste de qui-quadrado ou teste exato de Fisher. Foram considerados
adequados à demanda para atendimento no hospital terciário os pacientes
classificados como vermelho, amarelo, e verde; os classificados como azul foram
considerados inadequados. Verifica-se nos resultados que 82% dos pacientes foram
classificados como adequados ao serviço segundo critérios do protocolo. O sexo
predominante foi masculino na faixa etária de 20-59 anos. A procura por atendimento
foi maior nos dias úteis em horário comercial, coincidindo com o turno de maior
procura dos casos menos graves. Na análise estatística verifica-se associação
significativa da variável procedência da demanda, horário de procura para
atendimento com a adequação da demanda. As variáveis clínica responsável pelo
atendimento, destino após atendimento médico, ser acompanhado neste serviço,
SSVV, tempo da queixa, procedimentos realizados e comorbidades apresentam
associação significativa com a classificação de risco atribuída por cores. Conclui-se
com os achados deste estudo que a implantação do AACR contribui na identificação
dos casos mais graves e na organização da demanda. Entretanto, a adequação da
demanda depende também da organização do sistema de saúde local como um todo.
Com base nestas informações, outros serviços de emergência podem ser motivados
a incorporar esta tecnologia de trabalho e de gestão.