Teses e Dissertações
Palavra-chave: Letramento em Saúde
Adaptação transcultural e validação da ferramenta “Newest Vital Sign” para avaliação do letramento em saúde em professores.
Renne Rodrigues, Arthur Eumann Mesas
Data da defesa: 07/03/2014
Letramento em saúde (LS) é uma habilidade cognitivo-intelectual para
obtenção e processamento de informações em saúde. Constitui um fator que
pode influenciar diferentes desfechos em saúde, uma vez que se baseia em
capacidades cognitivas essenciais para o entendimento de informações sobre
saúde. Por essa razão, estudos que investigam o LS têm sido realizados em
diferentes populações, evidenciando-se associações com estilo de vida,
comorbidades e mortalidade. Nesse contexto, os professores constituem um
grupo populacional de especial interesse, pois avaliar o LS desses profissionais
poderia ajudar a compreender certas relações entre saúde, estilo de vida e o
trabalho docente e, além disso, a identificar hábitos e comportamentos
modificáveis e subgrupos que necessitem de maior atenção à saúde. Até o
presente momento, não se encontra no Brasil instrumento validado adequado
para a avaliação do LS em professores. Assim, este trabalho visa à adaptação
transcultural e validação, para aplicação em professores, da ferramenta de
avaliação do LS Newest Vital Sign, composta por seis questões e de aplicação
simples e rápida. Foram seguidas as etapas para adaptação transcultural:
tradução, retradução e revisão por um Comitê de Especialistas. O teste de
validação final foi realizado em 301 professores de educação básica da rede
estadual de ensino de Londrina, Estado do Paraná, Brasil, avaliando-se
consistência interna e validade de constructo. Como resultado, a ferramenta
em validação apresentou boa adaptação transcultural, com alfa de Cronbach
de 0,74. A validade de constructo foi evidenciada frente às características da
população, de modo que o LS inadequado associou-se à maior idade, não
observação de informações nutricionais e pior estado de saúde autorreferido.
Com base nesses resultados, concluiu-se que a ferramenta Newest Vital Sign,
na versão em Português do Brasil (NVS-BR), possui boa validade em
professores da educação básica e pode ser utilizada para rastreamento de
letramento em saúde inadequado.
Associação entre ensino em saúde e percepção de trabalho de alta frequência com práticas relacionadas à alimentação em professores de educação básica de Londrina, Paraná
Renne Rodrigues, Arthur Eumann Mesas
Data da defesa: 20/04/2018
A docência possui diversos desafios e responsabilidades, e fatores pessoais,
como o letramento em saúde, e ocupacionais, como o trabalho de alta exigência
(categoria de maior risco do modelo demanda-controle), podem predispor à
realização de condutas alimentares não recomendáveis. Em razão da
importância dos professores para a sociedade, considera-se essencial o
aprofundamento de questões pessoais e laborais com condutas alimentares.
Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivos investigar a associação do
letramento em saúde e das exigências para o trabalho com condutas
alimentares. Para a estruturação desta tese, cada objetivo foi apresentado no
formato de um estudo com métodos, resultados e conclusões próprias. Os
objetivos foram explorados no âmbito do projeto Saúde, Estilo de Vida e Trabalho
de Professores da Rede Pública do Paraná (PRÓ-MESTRE), no qual
professores das 20 maiores escolas estaduais de Londrina foram entrevistados
individualmente em dois momentos: baseline (nos anos de 2012 e 2013) e
seguimento (após 24 meses). Desse modo, o primeiro estudo é um recorte
transversal, com dados obtidos no baseline, investigando a associação entre o
letramento em saúde (obtido por meio da ferramenta Newest Vital Sign – NVS)
e condutas alimentares. O segundo estudo é uma coorte prospectiva que
investiga a influência do trabalho de alta exigência em condutas alimentares. O
letramento em saúde inadequado foi observado em 62,6% dos 927 professores
incluídos no primeiro estudo, associando-se com menor frequência de consulta
a informações nutricionais em professores mais jovens, e com maior chance de
consumo de alimentos pré-preparados frequentemente entre os professores de
meia idade. O trabalho de alta exigência medido no baseline foi identificado em
39,2% dos 502 professores incluídos no segundo estudo, associando-se com
maior chance de manutenção do consumo não frequente de frutas, maior chance
de diminuição do consumo de frutas e verduras/legumes e com menor chance
de diminuição do consumo de gordura visível de carne vermelha, após 24 meses
de seguimento. Com base nos resultados encontrados é possível identificar que
tanto o letramento em saúde inadequado (em recorte transversal) quanto o
trabalho de alta exigência (em recorte longitudinal) estão implicados na maior
chance de manutenção de condutas alimentares não recomendados e piora de
condutas alimentares, bem como na menor chance de melhora de condutas
alimentares. É importante ressaltar que diversas associações esperadas entre
letramento em saúde e condutas alimentares não se confirmaram na presente
população. Desse modo, sugere-se a discussão sobre as condições de trabalho
e ações integradas que visem o incentivo à alimentação saudável.