RELAÇÃO ENTRE BURNOUT E IDEAÇÃO SUICIDA EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
CAMILA CRISTINA LUNARDELLI ZANFRILLI, Edmarlon Girotto
Data da defesa: 25/07/2024
Introdução: Os estudantes universitários vivem situações estressantes com especificidades desta população, que muitas vezes inclui mudanças abruptas em sua rotina, de locall de moradia, frustraçao ou desempenho insuficiente com o curso escolhido, o que pode contribuir para o desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde, como o burnout. Este, por sua vez, tem se mostrado um importante fator ao desenvolvimento de pensamentos e ideações suicidas (IS), além de constituir um fator de risco para o suicídio propriamente dito. O aumento da prevalência de burnout e IS na população universitária reforça a importância de entender a possível relação entre estas duas variávies. Objetivo: analisar a associação entre burnout e IS em estudantes de graduação de uma universidade pública. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com estudantes de todos os cursos de graduação de uma universidade pública paranaense. A variável independente, burnout, foi aferida por meio da escala Copenhagen burnout Inventory adaptada para estudantes brasileiros. A variável dependente foi a IS, obtida da última questão do Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9). As variáveis de caracterização e de ajuste foram: sexo, idade, orientação sexual, raça/cor, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, prática de atividade física, uso de substâncias ilícitas, diagnóstico médico de depressão e de ansiedade, índice de massa corporal, violência ou assédio sexual no ambiente acadêmico, violência verbal no ambiente acadêmico e violência sexual na infância ou adolescência. A associação entre IS e o burnout - total e seus domínios (contínua) – foi medida pela regressão logística multinomial. Para delinear os fatores fortemente associados com a IS, foi realizada regressão logística binária. Para avaliar a contribuição das variáveis sociodemográficas na escala de burnout (pontuação total), a análise de regressão linear utilizou o método de ajuste pelo AICC. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Dos 3.058 estudantes avaliados, 32,4% (n=992) apresentaram IS, sendo que destes, 7,9% (n=242) relataram IS quase todos os dias. A média da escala de burnout nos estudantes que relataram ausência de IS foi de 75,55 (EP = 0,73), estatisticamente superior ao dos estudantes que relataram IS, média de 85,79 (EP = 0,70). Observou-se que o burnout total e suas dimensões (pessoal, acadêmico, relacionados a colegas e aos professores) apresentaram associação estatisticamente significativa com IS em todos os modelos de análise. As variáveis associadas à IS foram ser não heterossexual, autorrelato de diagnóstico médico de depressão, tabagismo, ausência de atividade física, cor da pele não-branca e maiores pontuações na escala de burnout. Foram associadas ao burnout a violência verbal, ser do sexo feminino, autorrelato de diagnóstico médico de ansiedade, ausência de atividade física, violência sexual na universidade, ser não-heterossexual e autorrelato de diagnóstico médico de depressão. Conclusão: Ainda há necessidade de aprofundamento no estudo da associação entre burnout e IS em estudantes de graduação, porém, ainda é necessário compreender mais profundamente os efeitos que as variáveis exercem umas sobre as outras através de estudos com diferentes delineamentos e populações.