Teses e Dissertações
Palavra-chave: Conduta na alimentação
Percepção de peso corporal e condutas alimentares em professores da rede estadual de ensino de Londrina-PR
Vanessa Francisquini Gonçalves, Alberto Durán González
Data da defesa: 26/04/2018
Conhece-se a situação epidemiológica enfrentada mundialmente com relação ao
aumento significativo do sobrepeso e obesidade em todas as camadas
populacionais. Além disso, diversas complicações de saúde têm sido evidenciadas
entre professores e há pouca informação sobre as condutas alimentares e a
influência da percepção de peso corporal especificamente nesse público. Vista a
importância social e escassez de trabalhos que estudem as características
sociodemográficas, de saúde, de trabalho e principalmente, o perfil da percepção de
peso corporal e condutas alimentares adotadas por essa população, objetivou-se
analisar a relação entre percepção de peso corporal e condutas alimentares entre
professores da rede estadual de ensino de Londrina-PR. Realizou-se estudo
transversal com todos os professores atuantes nas 20 escolas estaduais com maior
número de professores de Londrina. Informações foram coletadas por meio de
entrevista individual através de questões sobre alimentação, aspectos
sociodemográficos, condições de trabalho, perfil antropométrico e percepção de
peso corporal. Os dados foram analisados de forma descritiva e as associações
estudadas mediante regressão de Poisson para estimação da Razão de Prevalência
(RP). Foram incluídos nesta pesquisa um total de 920 professores sendo
predominante: os de sexo feminino (67,8%); >41 anos (52,4%); casados (58,7%);
brancos (74,6%) e com grau de instrução especialização (87,5%). No que se refere
as características de trabalho e de saúde, observou-se que mais de 70% dos
professores tem 2 vínculos ou mais, e mais de 80% trabalha 40 horas ou mais por
semana. Aproximadamente 30% dos professores apresentam diagnóstico médico de
pelo menos uma DCNT e mais de 80% percebe sua saúde como boa, muito bou ou
excelente. Com relação a percepção de peso corporal, metade dos professores
eutróficos (49,9%) se perceberam adequadamente. Diferente dos com excesso de
peso, onde a maioria (91,6%) apresentou uma percepção adequada do seu peso
corporal. Dos 441 professores classificados como eutróficos, mais de 40%
superestimaram o peso corporal. No que se refere as condutas alimentares,
observou-se que o sexo, idade, renda, tempo como professor e número de vínculos
foram os fatores que mais estiveram associados. Por fim, não houve associação
entre a percepção de peso corporal e condutas alimentares recomendadas ou não.
Concluiu-se que professores da Rede Estadual de Ensino de Londrina apresentam
em sua maioria, condutas alimentares recomendadas. E que embora seja um fator
determinante para adoção de condutas adequadas em indivíduos com excesso de
peso, a percepção de peso corporal não se mostrou associada a nenhuma conduta
alimentar investigada. Este achado fortalece a importância de que mais estudos
continuem explorando a percepção de peso corporal nesse público, extrapolando a
fim de se conhecer a satisfação e a autoestima com o corpo, de modo a conhecer
até que ponto a imagem corporal pode influenciar os hábitos de vida dos docentes.