Teses e Dissertações
Palavra-chave: Caminhoneiro
Características do trabalho, consumo de substâncias psicoativas e acidentes de trânsito entre motoristas de caminhão
Edmarlon Girotto, Selma Maffei de Andrade, Arthur Eumann Mesas
Data da defesa: 15/04/2014
Os motoristas de caminhão estão frequentemente expostos a inúmeras situações deletérias à
sua saúde, como condições inadequadas de trabalho e comportamentos de risco no trânsito,
além do consumo de substâncias psicoativas, que podem contribuir para o envolvimento em
acidentes de trânsito. Assim, este estudo tem como objetivo identificar as características do
trabalho associadas ao consumo de substâncias psicoativas e acidentes de trânsito entre
motoristas de caminhão. Esta investigação, de delineamento transversal, foi conduzida com
caminhoneiros que transportavam grãos para o Porto de Paranaguá, Paraná, Brasil. Os
motoristas foram abordados no Pátio de Triagem do Porto e convidados a participar da
pesquisa para a obtenção de informações socioeconômicas e demográficas, situação de saúde,
características do sono, estilo de vida, condições e práticas profissionais, envolvimento em
acidentes de trânsito e consumo de substâncias psicoativas. A amostra foi de conveniência e a
coleta de dados ocorreu em julho de 2012 por meio de entrevista e aplicação de questionário.
O consumo de substâncias psicoativas nos 30 dias que antecederam a coleta de dados foi
avaliado por questionário autorrespondido. O envolvimento em acidentes foi relatado pelo
motorista durante entrevista. A tabulação dos dados foi realizada nos programas Epi Info e
SPSS. Os 670 motoristas de caminhão que participaram do estudo eram todos do sexo
masculino, com idade média de 41,9 anos e renda média de R$ 2.932,00. O consumo de
substâncias psicoativas nos últimos 30 dias foi citado por 10,9% dos caminhoneiros, a grande
maioria anfetaminas (9,9%). Nos últimos 12 meses 7,3% relataram ter se envolvido em
acidentes de trânsito. Em análise ajustada, mostraram-se associadas ao consumo de
substâncias psicoativas nos últimos 30 dias: direção predominantemente no período noturno
(Odds Ratio [OR]: 3,35; Intervalo de Confiança [IC] 95%: 1,51-7,42), idade igual ou menor a
39 anos (OR: 2,30; IC 95%: 1,31-4,05); situação conjugal como solteiro, divorciado ou viúvo
(OR: 2,08; OR 95%: 1,14-3,82), direção do caminhão estando bastante cansado (OR: 2,05; IC
95%: 1,19-3,50), e renda igual ou superior a R$ 2.500,00 (OR=1,84; IC 95%=1,06-3,32). O
envolvimento em acidentes nos últimos 12 meses revelou-se associado à experiência de
menos de sete anos como motorista de caminhão (OR: 2,97; OR 95%: 1,14-7,75), à direção
predominantemente no período noturno (OR: 2,60; IC 95%: 1,02-6,63), e à prática de
ultrapassar em locais proibidos (OR: 2,33; IC 95%: 1,04-5,21). Os resultados indicam
associação entre algumas características de trabalho e o consumo de substâncias psicoativas e
o envolvimento em acidentes de trânsito, destacando-se a prática de direção no período
noturno. O uso de substâncias psicoativas também se mostrou associado a algumas
características pessoais dos motoristas investigados. Espera-se que esta pesquisa possa
subsidiar políticas públicas e incentivar empregadores e caminhoneiros a adotar ações que
contribuam para melhorar as condições de trabalho desses motoristas e que reduzam o risco
de acidentes no trânsito.