Teses e Dissertações
Palavra-chave: Atenção primária à saúde
Avaliação de acessibilidade aos serviços de atenção primária e longitudinal do cuidado entre adultos
Bárbara Radigonda, Luiz Cordoni Junior, Regina Kazue Tanno de Souza
Data da defesa: 17/07/2017
A atenção primária em saúde (APS) deve ser o contato preferencial dos usuários, a
principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a rede de atenção. A
acessibilidade e a longitudinalidade estão entre os atributos essenciais da APS e
influenciam na efetividade do cuidado e satisfação do usuário. Avaliações produzidas a
partir de análises do cotidiano detectam carências e contribuem para o aperfeiçoamento
da APS. O presente estudo tem como objetivo analisar e avaliar a acessibilidade aos
serviços de atenção primária e a longitudinalidade do cuidado em grupo populacional de
adultos. Trata-se de um estudo transversal composto por adultos de 40 anos ou mais,
participantes de estudo de base populacional – VIGICARDIO - realizado no município
de Cambé – Paraná, em 2011. Em 2015, foi realizado o segundo contato com a
população entrevistada no baseline para verificar as alterações ocorridas no perfil de
risco cardiovascular. Para avaliação do presente estudo, utilizaram-se questões
propostas no PCATooL-Brasil para usuários adultos sendo construída uma matriz de
indicadores e calculado o escore individual, escore do indicador e índice composto das
dimensões de análise – acessibilidade organizacional e longitudinalidade. Os resultados
foram julgados de acordo com os valores obtidos: 2,0-1,80 (Excelente); 1,79-1,40
(Satisfatório); 1,39-1,00 (Regular); <1,00 (Crítico). Na análise descritiva e de
associação foram incluídas variáveis sociodemográficas, econômica, uso de
medicamento, hipertensão arterial e diabetes autorreferidas. As análises foram
realizadas por meio da regressão de Poisson com ajuste de variância robusta e nível de
significância de 5%. Foram entrevistados 885 adultos, entre os 1180 participantes do
baseline. Entre os 92,5% dos indivíduos que mencionaram ter um serviço de referência,
a Unidade Básica de Saúde (UBS) foi o serviço mais citado para o primeiro contato para
um problema de saúde não urgente. A acessibilidade organizacional à UBS mostrou-se
inferior à dos demais serviços analisados – especializados do SUS e
convênio/particular. A maioria dos indicadores de acessibilidade à UBS apresentou
resultados considerados críticos e a obtenção de aconselhamento pelo telefone foi o pior
indicador da dimensão. A proporção dos que conseguem atendimento pelo telefone foi
significativamente mais elevada entre as mulheres (p=0,001) e a facilidade para marcar
consulta de revisão mais elevada entre os homens (p=0,03). Ter vínculo com um médico
e considerá-lo referência para o acompanhamento da saúde, foi citado por 55,2% dos
entrevistados, sendo o médico da UBS o mais referido. A maioria dos indicadores de
relação interpessoal apresentou resultados satisfatórios ou excelentes. Telefonar e falar
com o médico foi o pior indicador dessa dimensão com resultado crítico nos serviços
públicos. Após análise ajustada, nenhum fator permaneceu associado à
longitudinalidade do cuidado. A pesquisa revelou vínculo entre a população atendida e
o profissional médico, no entanto há problemas na acessibilidade organizacional que
apontam para necessidade de estratégias que aprimorem esses atributos visando a
acessibilidade e longitudinalidade do cuidado e, consequentemente, a orientação dos
serviços para o fortalecimento da APS.
A longitudinalidade do cuidado na atenção básica à luz da experiência dos usuários com hipertensão arterial
Crysthianne Cônsolo de Almeida Baricati, Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes
Data da defesa: 28/01/2016
A longitudinalidade ou vínculo longitudinal do cuidado, um dos atributos da atenção
básica à saúde, consiste no acompanhamento do usuário ao longo do tempo, na
qual se espera uma relação terapêutica que envolva a responsabilidade por parte do
profissional de saúde e a confiança por parte do usuário. Este atributo é constituído
por três elementos: a existência e o reconhecimento de uma fonte regular de
cuidados, o estabelecimento de vínculo terapêutico duradouro entre os usuários e os
profissionais de saúde da equipe local e a continuidade informacional. Este estudo
teve como objetivo compreender a longitudinalidade do cuidado na atenção básica a
partir da vivência do usuário com hipertensão arterial. Trata-se de pesquisa de
natureza qualitativa, com abordagem descritivo-exploratória, realizada com treze
pessoas com quarenta anos ou mais, residentes na zona urbana do município de
Cambé/PR, com hipertensão arterial e que utilizavam exclusivamente os serviços do
Sistema Único de Saúde. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2014 e
janeiro de 2015, realizada por meio de entrevista com a questão norteadora: Conteme como tem sido o cuidado da hipertensão arterial na unidade básica de saúde.
Para analisar os dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo com base em
duas categorias analíticas: a unidade básica de saúde como fonte regular de
cuidados e relação interpessoal para o estabelecimento do vínculo duradouro entre
o usuário e os profissionais. Os depoimentos dos usuários com doenças crônicas
revelam aspectos que apontam a longitudinalidade do cuidado na atenção básica do
município. Os usuários utilizam a unidade básica de saúde como fonte regular do
cuidado, mas não a reconhecem como tal porque há fragilidades quantitativas e
qualitativas nos serviços. Em relação ao estabelecimento do vínculo entre o usuário
e os profissionais, verificou-se que decorreu das relações interpessoais
influenciadas: pelo tempo de moradia na área, pela alta rotatividade dos
profissionais, pela qualidade do processo de comunicação verbal e não verbal entre
os usuários e a equipe, pela permanência do modelo biomédico na atenção básica e
pela dificuldade do usuário reconhecer as categorias profissionais atuantes e suas
atribuições. Conclui-se que exercer o atributo do vínculo longitudinal, embora esteja
relacionado às práticas profissionais, depende da união dos esforços direcionados à
melhoria da quantidade e da qualidade dos serviços ofertados e das estratégias de
valorização dos profissionais.
Integração ensino-serviço de saúde: uma compreensão por meio da fenomenologia heideggeriana
Lucimar Aparecida Britto Codato, Mara Lúcia Garanhani, Alberto Durán González
Data da defesa: 15/06/2015
Trata-se de estudo que buscou compreender os significados da integração ensinoserviço para a formação profissional em saúde, suas interfaces e o modo de 'ser-com-ooutro' em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pesquisa de natureza qualitativa, com
abordagem fenomenológica hermenêutica, apoiada no referencial teórico filosófico de
Martin Heidegger. Foi realizada com coordenadores de colegiados de cursos da área da
saúde de uma universidade pública, com gestores municipais, estudantes, profissionais
da rede de serviços e docentes que acompanham estudantes em atividades realizadas
em UBS da região metropolitana de um município de grande porte do sul do Brasil. Os
participantes foram selecionados intencionalmente, totalizando 33 entrevistados. Os
resultados desvelaram que a aproximação entre o mundo ôntico do ensino e o do
serviço de saúde favorece o alcance dos pressupostos das Diretrizes Curriculares
Nacionais (DCN). Houve reconhecimento da complementaridade entre o mundo do
ensino e o do trabalho, embora o entendimento que cabe mais a um mundo pensar e ao
outro executar também esteve presente. A parceria entre o mundo do ensino com o do
serviço de saúde foi reconhecida como importante para cuidado da população, a qual foi
compreendida como beneficiária dessa relação. 'Ser-com-o-outro' na ocupação do
espaço existencial compartilhado entre o ensino-serviço de saúde nas UBS mostrou-se
permeado por modos próprios e impróprios de ser. Nele, desvelaram-se conflitos ligados
à linguagem, mais precisamente na verbalização e na escuta. Também foi reconhecido
como importante para a formação dos 'ser-aí' que coabitam este espaço existencial, a
qual mostrou-se dependente da postura ativa, da curiosidade e da criatividade do
estudante, do vínculo que o docente estabelece com o campo, da preocupação dos
profissionais, da abertura, disposição e da compreensão de todos os 'ser-aí' que
coexistem na UBS. A integração ensino-serviço de saúde revelou-se mais atrelada às
posturas ativas de gestores e docentes da universidade, possivelmente por serem os
mais dependentes dessa aproximação para o alcance de formação mais condizente
com as orientações das DCN. A integração ensino-serviço de saúde acontece, porém
num estágio que possibilita mais fortemente o 'ser-com' entre profissionais e estudantes
e o 'ser-com' entre estudantes e a população. A presença tênue do 'ser-com-outro'
envolvendo simultaneamente docentes, estudantes e profissionais demonstra que a
integração ensino-serviço de saúde ainda está sendo construída, principalmente quando
pensada em termos de trabalho realizado em conjunto. A ausência do 'ser-com-outro'
envolvendo docente-docente foi percebida como limitação para trabalhos
interdisciplinares neste espaço existencial. A integração ensino-serviço de saúde
desvelou-se dependente das relações que ocorrem nos espaços micros de cada UBS,
as quais foram percebidas como estruturantes e fundamentais para que esses espaços
existenciais sejam criados e mantidos. Os diferentes modos de 'ser-com-outro' foram
reconhecidos como facilitadores ou dificultadores dessa parceira. Os resultados
apontam para reflexões acerca das oportunidades que ainda precisam ser alcançadas
para operacionalizações, avaliações, planejamentos conjuntos e, consequentemente,
para a adoção de práticas mais integrativas.