O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina (UEL) iniciou-se em 1990 com o nível de mestrado. Existiam, à época, apenas oito cursos de pós-graduação stricto sensu na área da Saúde Coletiva no País, e nenhum na Região Sul. Até ao ano de 2015, era o único programa acadêmico da área da Saúde Coletiva do Paraná.
O Programa surgiu no contexto de grande efervescência intelectual em Saúde Coletiva, bem representada pela realização da 8a Conferência Nacional de Saúde (CNS), da 1a Conferência Nacional de Recursos Humanos (CNRH), ocorridas em 1986, e a inclusão da saúde na Constituição de 1988. Tais acontecimentos reforçaram a importância da pós-graduação na formação de recursos humanos para o desenvolvimento do SUS e para a pesquisa em Saúde Coletiva.
Em 2009, com o Mestrado consolidado, foi criado o Doutorado. O Programa vem mantendo o conceito 4, atribuído pela CAPES, desde a avaliação trienal de 2004. A demanda, em sua maioria, abrange candidatos do Estado do Paraná e eventualmente de outros estados. Para o nível de mestrado, essa demanda constitui-se principalmente de candidatos oriundos do Programa de Iniciação Científica e de profissionais de saúde da rede pública, enquanto para o doutorado constitui-se predominantemente de egressos do mestrado e de professores das universidades estaduais e federais do Paraná.