O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da UEL formou, até 2024, 220 mestres e 75 doutores.

A partir de um levantamento realizado no segundo semestre de 2022 com os egressos do PPGSC (últimos 5 anos), verificou-se que entre os egressos do mestrado, 61,9% atuam em empresa pública, 33,3% em empresa privada e 4,8% são autônomos. Já entre os egressos do doutorado, 76% trabalham em empresa pública e 24% em empresa privada.

Quanto à atuação profissional dos egressos, 68,4% atuam na área de formação da pós-graduação. Cerca de 58% atuam no ensino, 28,9% na área da pesquisa, 26,3% na assistência à saúde, 23,7% na gestão e 7,8% em outras áreas.

O perfil de atuação dos egressos reforça o papel importante que o programa tem na formação de recursos humanos, atuando na formação de profissionais de saúde, bem como na qualificação dos mesmos, como gestor ou como profissional inserido no serviço.

Entre os egressos pesquisados, quase 92% afirmou que a formação na pós-graduação contribui para a sua inserção ou consolidação no mercado de trabalho. De maneira geral, é possível afirmar que os egressos, ao retornarem aos seus locais de trabalho, têm realizado mudanças significativas nesses espaços, seja na produção de material técnico, assumindo cargos administrativos, ascendendo na carreira acadêmica ou nos serviços de saúde. E Quando na carreira acadêmica, alguns buscaram propor a utilização de metodologias de ensino mais próximas às metodologias ativas de ensino e aprendizagem, as quais são incentivadas e adotadas nas estratégias de ensino do PPGSC e nos estágios de docência na graduação.