Clique em cima dos nomes para ter acesso às informações dos Laboratórios e Grupos de Pesquisa.  

LEAFRO – Grupo de Estudos Afro-Brasileiros e Relações Sociais

Desde o início do século XX inúmeros pesquisadores, educadores, artistas e intelectuais têm manifestado a preocupação com a valorização da cultura brasileira e com a produção intelectual nacional. Embora essa preocupação tenha perpassado todo o século XX, constatamos que no século XXI a cultura brasileira, que é constituída pela contribuição de vários grupos étnicorraciais ainda não é valorizada em sua totalidade, pois existem muitas dificuldades em reconhecer a contribuição afrobrasileira e africana como parte da cultura nacional. O resultado da desvalorização de parte das manifestações culturais do povo brasileiro provoca e reforça a estigmatização e a exclusão do negro e do índio em nossa sociedade.

Coordenadora: Maria Nilza da Silva

LENPES – Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES) é um projeto do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina. Por meio de ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão, o projeto pretende aprimorar a formação inicial e continuada para professores de sociologia, propiciar inovações nas metodologias de ensino e de pesquisa de Sociologia/Ciências Sociais para [pelo e com] os alunos do ensino médio e ensino superior, que contribuam para a superação das desigualdades sócioeducacionais, envolvendo, ao mesmo tempo, graduandos da licenciatura em ciências sociais, professores de sociologia atuantes nas escolas, alunos (jovens) da educação básica, pais, funcionários das escolas e equipes de ensino nestas respectivas instituições públicas. Todas estas ações são guiadas pela orientação da busca pela integração do ensino superior à educação básica. O LENPES tem realizado ações em diversos colégios do NRE de Londrina, e, especialmente nas cidades de Ortigueira (C.E. Altair Mongruel), Rolândia (C.E. Prof. Francisco Villanueva) e Londrina (C.E. Polivalente), desenvolve pesquisa sobre o fênomeno da evasão escolar. Desta maneira, pretendemos auxiliar os atores envolvidos na vida escolar no desenvolvimento de novas metodologias, comprometidas com a melhoria da qualidade da educação e, em particular, promover o fortalecimento do ensino de Sociologia nas escolas da Rede Pública do estado e a superação das desigualdades socioeducativas. o projeto visa ainda a valorização e o aprimoramento das atividades de ensino, dentro do curso de graduação em Ciências Sociais, habilitação licenciatura, articulando ações entre os professores de Antropologia, Ciência Política, de Sociologia, de Metodologia de Ensino de Sociologia e de estágio supervisionado, em prol da melhoria da qualidade da formação dos futuros professores pesquisadores de Sociologia que atuarão com jovens do ensino médio.

Coordenadora: Ileizi L. Fiorelli Silva

LERR – Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades

O Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades – LERR, cujas atividades se iniciaram em 2009, visando à ampliação do debate acadêmico acerca das múltiplas expressões das religiões, religiosidades e suas atuais dinâmicas a partir das diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais. O LERR está aberto à participação institucional de pesquisadores de diferentes áreas e temas de pesquisas que tenham por objeto as religiões as religiosidades, bem como, não é associado a nenhuma denominação religiosa e não pratica nenhuma forma de proselitismo. O objetivo fundamental do laboratório é desenvolver ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando à consolidação do estudo das religiões e religiosidades no âmbito da Universidade Estadual de Londrina. O LERR, ao enfocar as manifestações religiosas sob o crivo das Ciências Humanas e Sociais, reconhece que essas necessitam de esforços e construções multidisciplinares, para a colocação, aplicação e verificação de teorias, metodologias e estratégias capazes de investigar as relações que os grupos sociais estabelecem com as religiões e religiosidades a partir de diferentes fontes. Por último, serão realizadas ações integradas que promovam atividades de ensino ligadas à organização de disciplinas e à orientação de TCC, monografias, dissertações e teses a partir das temáticas indicadas, bem como atividades de extensão (cursos, eventos) abertas à comunidade interna e externa.

Consultor: Fábio Lanza 

OBEDUC/CAPES – Observatório da Educação

O Programa Observatório da Educação, resultado da parceria entre a Capes, o INEP e a SECADI, foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 5.803, de 08 de junho de 2006, com o objetivo de fomentar estudos e pesquisas em educação, que utilizem a infra-estrutura disponível das Instituições de Educação Superior – IES e as bases de dados existentes no INEP. O programa visa, principalmente, proporcionar a articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas de educação básica e estimular a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados, em nível de mestrado e doutorado.

Coordenadora: Ileizi L. Fiorelli Silva 

GRUPOS DE PESQUISA

Estado e Democracia 

Líderes: Maria José de Rezende e Luzia Helena Herrmann de Oliveira

Contato: mjderezende@gmail.com

Grupo liderado pelas professoras Maria José de Rezende e Luzia Hermann de Oliveira, do qual participam os seguintes pesquisadores: Angélyca Lyra de Araújo, Luzia Hermann de Oliveira, Ricardo de Jesus Silveira, Silvana aparecida Mariano, além de alunos do mestrado e graduação. O grupo se reúne quinzenalmente e discute textos teóricos referentes ao pensamento social brasileiro clássico (Gilberto Freire, Guerreiro Ramos, Sérgio Buarque de Hollanda, Florestan Fernandes, entre outros), à multidimensionalidade das teorias das mudanças, aquelas referentes às questões da desigualdade social e a democracia, bem como aqueles que abordam os aspectos institucionais de implantação da democracia no Brasil, pós-constituição de 1988, ou seja, propõe estudar a democracia no Brasil, teórica e empíricamente.

Estudos Afro-Brasileiros e Relações Raciais 

Líder: Maria Nilza da Silva 

Contato: mnilza@uel.br

O grupo de pesquisa “Estudos Afro-Brasileiros e Relações Sociais” tem por objetivo a realização de pesquisas sobre as relações raciais na perspectiva sociológica e histórica. Outro objetivo é a contribuição com a formação de estudiosos da problemática étnico-racial e afro-brasileira, em especial aqueles voltados ao trabalho no Ensino Fundamental e Médio. Atividades: 1) desenvolvimento do projeto TERRITÓRIO E SEGREGAÇÃO URBANA: o lugar do negro na cidade de Londrina; 2) coordenação e desenvolvimento do Programa UNIAFRO/MEC/SECAD a partir de agosto de 2005 até 09/06/2006; 3) curso de capacitação para professores; 4) reuniões quinzenais para estudos e debates sobre relações sociais; 5) apresentação de trabalhos: as estudantes Rafaela Maria Duarte Angeloni e Mariana Albuquerque Laiola da Silva, bolsistas de I.C. UEL Afroatitude, apresentaram os resultados preliminares das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto TERRITÓRIO E SEGREGAÇÃO URBANA: o lugar do negro na cidade de Londrina no II Seminário do Projeto UEL Afroatitude realizado no CCH/UEL no dia 23 de junho de 2006. Durante o ano de 2007 (até o mês de outubro) participaram do Projeto os estudantes: Mariana Aparecida dos Santos Panta, Ana Paula de Oliveira Fabiano, Mariana Laiola da Silva, Rafaella Maria Duarte Angeloni e Sirlene Julio de Souza Oliveira Ferreira. A partir de outubro de 2007, ingressou ainda no grupo a estudante Silvia Elaine Santos de Castro. Foram oferecidas disciplinas para o curso de graduação e mestrado em Ciências Sociais (2007/2 e 2008/1). Durante o ano de 2008 participaram do Grupo de Pesquisa os estudantes de Iniciação Científica: Alecsandro Eleotério P. de Souza, Larissa Mattos Diniz, Mariana Aparecida dos Santos Panta, Luciana Brauna, os estudantes de graduação Mariana Laiola da Silva e Sidney Marcelino dos Santos e o mestrando Pedro Henrique Andrade. Os estudantes participaram de vários eventos. Foram ofertadas disciplinas na graduação e no mestrado sobre a temática do projeto de pesquisa.

História, Sociedade e Religião 

Líderes: Fabio Lanza, Claudia Neves da Silva 

Colaborador do Programa: Flavio Braune Wiik 

Contato: lanza1975@gmail.com

<http://www.uel.br/grupo-pesquisa/socreligioes/>

Desenvolvimento de pesquisa em nível de graduação e pós-graduação sobre as temáticas religiosa e cultural na sociedade contemporânea. Investigações que compõem as atividades do Laboratório de Estudos das Religiões e Religiosidades desenvolvidas na perspectiva interdisciplinar com pesquisadores dos cursos de Ciências Sociais, História e Serviço Social da UEL.

LENPES – Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia

Líder: Ileizi Luciana Fiorelli Silva

Colaboradore(a)s do Programa: Angela Maria de Sousa Lima, Claudinei Carlos Spirandelli, Maria José de Rezende, Ronaldo Baltar, Simone Wolff, Silvana Mariano

Contato: ileizi@sercomtel.com.br

O grupo reúne professores de Ciência Política, Sociologia e Metodologia de Ensino das Ciências Sociais e atua há mais de dez anos no Paraná e no País. Desenvolve pesquisas sobre o ensino de Sociologia, coordenando cursos e programas de formação continuada da educação básica, além de criar novas metodologias de formação inicial de docentes na licenciatura de Ciências Sociais da UEL. Articula, portanto, ensino, pesquisa e extensão na área de Educação e da Sociologia como disciplina acadêmica e escolar.