Prof. Cleber Lopes contribui para debate sobre segurança privada clandestina, em pauta no Congresso

O jornal O Globo destacou no dia 10/08/2024 a participação do professor Cleber Lopes, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS), em um debate sobre segurança privada clandestina. O artigo de 2015 do professor, citado na matéria, revela que, em São Paulo, seguranças irregulares estiveram envolvidos, em média, em 41 ocorrências criminais mensais, enquanto entre os seguranças regularizados, essa média foi bem menor, apenas 12.

Operação realizada na Cracolândia, em São Paulo, para reprimir o crime organizado — Foto: Maria Isabel Oliveira/ Agência O Globo/06/08/2024

No Congresso, está em discussão a criação do Estatuto da Segurança Privada, que pretende proibir a prestação de serviços de segurança de forma cooperada ou autônoma e reforçar o papel da Polícia Federal na fiscalização e controle da atividade. O tema tem sido objeto de estudos por especialistas e de pesquisas acadêmicas, evidenciando a importância da produção científica nas ciências sociais para a formulação de políticas públicas.

Link para a matéria completa: Governos estaduais devem combater crimes em serviços de segurança