[Áskesis] Chamada para artigos – DOSSIÊ: “Brasil contemporâneo: desigualdades e mobilidades sociais a partir de uma perspectiva interseccional”

Segue para conhecimento e divulgação a chamada do dossiê: Brasil contemporâneo: desigualdades e mobilidades sociais a partir de uma perspectiva interseccional” que irá compor o número 02 (Julho-Dezembro) de 2023 da Revista Áskesis (Qualis B3). A Revista recebe também contribuições em fluxo contínuo de artigos livres, relatos de pesquisa e ensaios em português, inglês e espanhol.

PROPOSTA:

O presente dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que discutam formas de desigualdade e mobilidade social no Brasil recente. As possibilidades de mobilidade social foram impulsionadas, especificamente entre a década de 2000 e de 2010, a partir da implementação de uma série de políticas de cunho social e econômico, através das quais minorias sociais puderam vislumbrar expectativas de mudança em suas vidas e nas de suas famílias, a exemplo das Ações Afirmativas, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Contudo, essas mudanças encontraram barreiras a partir da ascensão de uma lógica neoliberal a partir do ano de 2016, com governos que adotaram políticas de austeridade e uma ampla desregulamentação de direitos sociais e trabalhistas.

Nesse sentido, buscamos trabalhos que apontem para as formas de resistências e de agência dos/as sujeitos/as frente a esse contexto brasileiro. Entendemos a importância de articular de modo interseccional diferentes categorias, especialmente os aspectos de raça, classe, gênero, sexualidade, nacionalidade, entre outras a fim de compreender as ações dos sujeitos que alcançaram e/ou buscam alcançar alguma forma de mobilidade social. Consideramos a importância de trabalhos que façam uso de diferentes métodos de pesquisa como: análises documentais, análises de conteúdo, trajetórias e histórias de vida e etnografias que articulem agência e estrutura. Desse modo, acreditamos que uma pluralidade metodológica possa auxiliar na compreensão desse complexo processo social.

A organização do dossiê será feita por Denise Santos Ribeiro, Leilyane Souza Leão e Pamela Barbosa Martins.

Submissões até: 15  de março de 2024 pelo endereço eletrônico da revista: Áskesis