Chamada para Artigos – Dossiê: “Mulheres às margens e em luta por estratégias cotidianas de sobrevivência”
O corpo editorial da Revista Áskesis têm o prazer de tornar pública a chamada para o Dossiê: “Mulheres às margens e em luta por estratégias cotidianas de sobrevivência” organizado pelas pesquisadoras Isabela Vianna Pinho, Fernanda Kagan Mallak, Isabela Cristina Araújo e Fernanda de Gobbi.
O presente dossiê tem como objetivo abrir espaço para trabalhos sobre as lutas cotidianas de mulheres que estão às margens da cidade, em contextos de pobreza, precariedade e violência. Nas Ciências Sociais brasileiras, estudos sobre as interfaces de gênero com diversas temáticas têm se consolidado, como políticas sociais; trabalho de cuidado; criminalidade; informalidade; prisão e direito à cidade. Nesta perspectiva, nos interessa pensar o modo como as mulheres enfrentam as lutas cotidianas através do trabalho doméstico, do cuidado, do crédito e dos mercados informais e ilegais. Ademais, convém pensar o modo como as mulheres buscam estratégias para ter acesso à moradia e às infraestruturas urbanas em meio a escassez de políticas públicas de habitação e aumento das ações que envolvem remoções e despejos.
Busca-se também, trabalhos preocupados com os esforços diários por justiça em contextos de luto e violência, que levem em conta o encarceramento em massa e o genocídio da população negra e jovem. Esse eixo temático visa contemplar artigos que abordem questões referente às mulheres em contexto de segurança pública, justiça e ambiente prisional (sejam elas privadas de liberdade, egressas ou familiares de presas/os). Por fim, serão bem-vindos trabalhos que tratem de questões metodológicas acerca do espaço das mulheres nas Ciências Sociais, as potencialidades e desafios de ser mulher estudando mulheres nas margens.
Submissões até: 20 de novembro de 2023, pelo endereço eletrônico da Revista Áskesis.