Chamada para dossiê: “Gente da terra: identidades, narrativas e mobilidades”

Segue para conhecimento e divulgação a chamada do dossiê: Gente da terra: identidades, narrativas e mobilidades” que irá compor o número 02 (Julho-Dezembro) de 2023 da Revista Tempo, Espaço e Linguagem (TEL-UNICENTRO, Campus Irati-PR). A Revista recebe também contribuições em fluxo contínuo de: artigos livres, ensaios e traduções em português, inglês e espanhol.

PROPOSTA:

A transição entre os séculos XIX ao XXI é marcada por fenômenos sociais e culturais complexos com relação ao que denominamos Mundo Rural. Este foi um espaço múltiplo que sofreu intensas alterações, as quais vão desde processos de desenvolvimento tecnológico e mecanização, até amplos fluxos de migrações em sentidos distintos, transformações e transições econômicas além de mobilizações de identidades variadas, as quais culminam, por vezes, em movimentos sociais e culturais com diferentes objetivos.

Nesse ínterim, se destaca a ampla mobilidade no campo, cuja razão de ser está relacionada às grandes ondas de deslocamentos populacionais. Estas atingem, por exemplo, a Europa rural, desde meados do século XIX (expulsando camponeses para as Américas e outras regiões do globo), bem como, no Brasil, essa mobilização é ampliada no século XX, em diferentes direções, por todo o território. Destaca-se, aqui, grupos de pessoas que circulavam do campo para a cidade, mas também, do campo para o próprio campo, seja internamente, seja atravessando oceanos.

Ao observar estes fenômenos, a proposta deste dossiê busca reunir estudos que exponham um olhar especial acerca das trajetórias de vida e biografias; delineando particular atenção às e/i/migrações e distintas mobilidades de “gentes da terra”; ademais dos aspectos culturais que configuram a ruralidade e suas dimensões entre os séculos XIX ao XXI. Também serão bem-vindas reflexões que se debrucem sobre temas como: as dinâmicas, processos e inserções; os impactos, conflitos e negociações; as redes de sociabilidade e solidariedade.

Além de estudos pertinentes a área da História, o dossiê busca um diálogo com outros campos, como a Pedagogia, Antropologia, a Sociologia e a Geografia.

A organização do dossiê será feita por Vania Vaz (Université de Rennes 2/Universidade Estadual do Centro-Oeste), Rhuan Targino Zaleski Trindade (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e Bruno César Pereira (Universidade Federal de São Carlos)

Submissões até 10 de setembro de 2023 pelo endereço eletrônico da revista: Tempo, Espaço e Linguagem (TEL)