Seminário Internacional Hip-Hop em Trânsito

Ao longo do segundo semestre de 2021 a Linha de Pesquisa “Hip-hop em Trânsito” do Centro de Estudos e Migrações Internacionais (CEMI-UNICAMP) e o GT 6 Formas e Experiências Culturais Periféricas da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), em parceria com o Lavis-UEL, PPGSOC e DCS da UEL, IFCH-UNICAMP e AEL-UNICAMP, realizarão os Seminários Internacionais de Pesquisa Hip-hop em Trânsito. Estes encontros buscam apresentar o campo de pesquisas sobre Hip-hop em níveis nacional e internacional.
A linha de pesquisa “Hip-hop em Trânsito” integra o CEMI-UNICAMP e tem como objetivo trazer para as universidades brasileiras maiores possibilidades de diálogo e reflexão junto ao campo do Hiphop Studies, que emerge institucionalmente a partir dos anos 2000. Ela subdivide-se nas seguintes sub-linhas: biografias e trajetórias; “Hip-hop nation”, narrativas em trânsito e comunidades imaginadas; glocalização e produções de cenas locais da cultura hip-hop em contextos pós-coloniais; Hip-Hop e arregimentação política nas periferias globais;  Hip-Hop e mercado de bens simbólicos.
O primeiro encontro acontecerá no dia 11/08/2021, em celebração aos 48 anos de aniversário da cultura Hip-hop. Em 1973, essa data foi palco da festa “Back to School Jam” que marcou a história de Nova Iorque, promovendo o encontro entre as expressões culturais que já se desenvolviam naquele território e que viriam a formar o que chamamos hoje de Hip-hop.
O debate  Modernidade Negra: Hip-hop, artivismo e mudança social em Havana apresentará a pesquisa que deu origem ao livro da Professora Dra. Tanya Saunders (Universidade da Flórida), o qual acaba de ser traduzido pela editora Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz. 


Tags

Evento