Pré-lançamento do livro “A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio”

Neste livro, organizado por Idalice Ribeiro Silva Lima e Régia Cristina Oliveira, professores-pesquisadores da área de Ciências Humanas problematizaram a ascensão das políticas antidemocráticas, procurando evidenciar a demolição da construção democrática da educação no Brasil. Colocaram em discussão as ofensivas contra as políticas de democratização da educação básica e superior inscritas no Movimento Escola sem Partido, na Reforma do Ensino Médio, nas disputas pelos currículos escolares como as que se apresentam por meio da Base Nacional Comum Curricular, no fechamento das escolas do campo, no solapamento da educação indígena, no Programa Future-se, no modus operandi do Ministério da Educação e em outros projetos de desmantelamento e mesmo destruição da edificação da educação democrática. A profa. do PPGSOC/UEL, Ileizi Fiorelli Silva, assina um dos capítulos da obra, que tem Prefácio de Christian Laval e Introdução de Marilena Chauí.

Os textos aqui reunidos nos convidam a refletir sobre a educação como condição de possibilidade de uma sociedade democrática e a transbordar os diques do neoliberalismo e do neoconservadorismo que se erguem nas instituições educacionais para conter a democracia também nelas. Essas reflexões instam-nos a resistir aos processos colonizadores empreendidos por grupos sociais dominantes e dirigentes hoje situados nos extremos da direita política e a engendrar o que Paulo Freire chamou de “mentalidades democráticas” que possam construir e fortalecer a democracia no Brasil.