Teses e Dissertações
Palavra-chave: Ensino profissional
As facetas do empreendedorismo e o trabalho como princípio educativo na educação profissional : articulação possível
Samuel Moreira Pavan, Angela Maria de Sousa Lima
Data da defesa: 29/03/2018
A presente dissertação se propôs a analisar nos documentos, nos programas federais e estaduais sobre a Educação Profissional, destinados aos estudantes trabalhadores na Modalidade Subsequente, conteúdos e princípios, de forma direta ou indiretamente relacionados com a noção de empreendedorismo, a partir de uma metodologia de análise bibliográfica e documental. Isso porque o empreendedorismo se mostra bastante amplo ao lançar teias sobre vários setores da vida social e econômica, mas é no campo educacional, especialmente nos currículos, programas e políticas voltadas à formação do trabalhador que consegue sua objetivação. Por consequência, sua inserção nos currículos dos Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio, seja como conteúdo ou como princípio, geralmente busca a formação e a qualificação de um tipo de mão de obra “empregável”, “polivalente”, mais adaptada aos ditames da modernização, da terceirização e da flexibilidade do mercado de trabalho. Neste sentido, escolhemos como recorte dezenove Planos de Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio, vigentes na Modalidade Subsequente, no Estado do Paraná, buscando conhecer melhor o que hipotetizamos ser concebido como um processo de hibridismo de orientações teórico-pedagógicas presente nesses planejamentos, fruto de diferentes orientações nacionais e estaduais, ora baseadas em “habilidades e competências”, tendo o empreendedorismo como um dos pressupostos, ora fundamentada na concepção de escola unitária, de formação politécnica, com base no trabalho como princípio educativo, mirando a formação crítica de um sujeito histórico integral. Se estas orientações híbridas chegam até o planejamento do professor que atua nos cursos profissionais nas escolas públicas da rede estadual e estes, em sua grande maioria, sofrem os efeitos da desregulamentação e da precarização do trabalho, se faz relevante percorrer nestes estudos, por mais que tenham no Paraná suas Diretrizes da Educação Profissional com fundamentos políticos e pedagógicos bastante avançados.
Encontros com a escola e o mundo do trabalho : uma caracterização sociológica das juventudes do ensino médio integrado de Cornélio Procópio/PR
Tainan Rotter Begara Gomes, Angela Maria de Sousa Lima
Data da defesa: 25/09/2017
A presente dissertação tem como objetivo principal discutir a relação que os jovens estudantes dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado do município de Cornélio Procópio, Paraná, estabelecem entre educação e trabalho. Num primeiro momento problematizamos os diferentes conceitos de juventudes e sua presença ativa no ensino médio profissional público no Brasil, perpassando pelo debate de alguns desafios históricos e recentes como o contexto atual provocado pela proposta de reforma do Ensino Médio advinda de Medida Provisória. Num segundo momento analisamos as relações entre juventudes e ensino médio integrado no Paraná, destacando os percursos dessa proposta integrada em dois cursos de duas escolas públicas do município de Cornélio Procópio (Colégio Estadual Castro Alves; Colégio Estadual Cristo Rei). Numa terceira etapa, com dados quantitativos e qualitativos, colhidos na pesquisa empírica, analisamos as interfaces entre trabalho e a educação na percepção das próprias juventudes do ensino médio integrado desses colégios, fazendo sua caracterização sociocultural. Através dos retornos da pesquisa qualitativa, estabelecemos algumas variáveis para problematizar as vozes das juventudes do Ensino Médio integrado, focando, sobretudo nos seus pontos de vista a respeito de vários fenômenos sociais interligados com a dualidade trabalho e educação. Para fundamentar a discussão nos apoiamos na perspectiva sociocultural, que percebe a escola como espaço de reprodução das relações de poder e de exclusão, mas antes de tudo, a dinamicidade da interferência dos sujeitos históricos e socioculturais no espaço escolar, entendido como lócus da valorização das diversidades/diferenças com foco na superação das desigualdades sociais, políticas, culturais e econômicas que podem ser alteradas por uma proposta de educação pública de qualidade, de cunho emancipador. Nossos encontros com essas reflexões, que também se caracterizam como encontros com a escola e o mundo do trabalho, nos permitem compreender o Ensino Médio Integrado desenvolvido nessas duas instituições públicas de Cornélio Procópio/PR como uma "travessia", mas também como um germe a caminho da construção processual e coletiva de uma concepção politécnica e unitária para essa etapa da escolarização no Brasil, projeto este que deve envolver o diálogo com todos os profissionais da educação.
Percursos da educação profissional técnica de nível médio integrado no IFPR de Telêmaco Borba/PR : uma análise sociológica
Helaine Christina Oliveira de Souza, Angela Maria de Sousa Lima
Data da defesa: 28/07/2017
Esse estudo teve como principal objetivo compreender os percursos da educação profissional integrada ao Ensino Médio ofertada pelo IFPR, campus de Telêmaco Borba-PR, por meio da pesquisa bibliográfica, da análise de documentos oficiais e dos resultados do survey realizado com 24 egressos de 2015, do Ensino Médio Integrado do IFPR, campus Telêmaco Borba, assim como da entrevista semiestruturada com a Prof. Drª Sandra Regina de Oliveira Garcia, além do uso de dados secundários a respeito do tema. Nesse contexto, buscou-se delinear quem são as juventudes no Brasil e como relacionam-se com o mundo do trabalho, pois configuram-se como o principal público da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Em seguida, foi realizado um levantamento histórico-documental sobre a educação profissional no país, com destaque ao contexto em que as políticas para EPT foram norteadas até a Lei n° 13.415, de 2017. Após essas discussões, nos detivemos em aprofundar três problematizações no âmbito do ensino profissional no Brasil, sob o olhar das Ciências Sociais, em especial da área da Sociologia da Educação. Primeiro, uma análise histórico-documental dos principais caminhos trilhados com a Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Segundo, uma reflexão, com legislações e autores clássicos/contemporâneos, acerca da perspectiva de formação integral a partir da integração entre trabalho, tecnologia, ciência e cultura. Terceiro, compreender a relação entre juventudes, educação e trabalho no IFPR de Telêmaco Borba, Paraná, com o estudo de decretos, relatórios institucionais, avaliações internas, Projeto Político Pedagógico e as concepções dos egressos de 2015. Considerou-se nessa dissertação que a oferta de educação profissional pública, de nível médio, deve-se configurar não apenas como formação técnica para o mundo do trabalho, mas ir além, de modo a garantir a formação de qualidade pautada na concepção de politecnia, superando a estrutura histórica dual do ensino profissional no país. A partir de preocupações elucidadas pela prática sociológica enquanto docente do IFPR, inquietou-nos ao vislumbrar também, na contramão desse contexto de desigualdades socioeducacionais, as experiências dessa proposta de formação profissional, que embora não desenvolva a formação politécnica no campus de Telêmaco Borba, está conseguindo traçar interfaces mais avançadas entre a formação para o mundo do trabalho, a formação para a vida social e para a continuidade dos estudos nesse Instituto Federal.