“Quem está com Cristo não fica em crise” : um estudo sobre o empreendedorismo religioso na Bola de Neve Church (2015-2017)
Maryana Marcondes, Fábio Lanza
Data da defesa: 24/11/2017
A presente pesquisa constitui uma análise das atividades da Bola de Neve Church (BNC) visando identificar as orientações políticas e econômicas frente ao cenário neoliberal brasileiro. Inicialmente, a pesquisa, realizada entre 2015 e 2017, partiu da observação de campo em cultos, reuniões e cursos ministrados no ambiente da BNC aos seus fiéis e frequentadores. Posteriormente, foi identificado o recorte em profundidade que subsidiou o acompanhamento do trabalho do ministério Recrie no meio virtual, setor voltado para empresários e fiés interessados em orientações para suas atividades profissionais. As análises iniciaram-se com um debate teórico sobre as temáticas neopentecostalismo e empreendedorismo. Como resultado, identificou-se a iniciativa de formar redes de contatos de fiéis, consumo de produtos e serviços comercializados por membros da igreja, proporcionando uma materialização da Teologia da Prosperidade e a integração das instituições família, igreja e trabalho por meio do desenvolvimento do conceito de liderança sob o prisma da leitura religiosa. Essa prática da BNC torna possível visualizar a disseminação da meritocracia liberal e a negação de movimentos sociais associados às ideias progressitas que questionam ou visam romper as hierarquias sociais vinculadas ao status quo.
As facetas do empreendedorismo e o trabalho como princípio educativo na educação profissional : articulação possível
Samuel Moreira Pavan, Angela Maria de Sousa Lima
Data da defesa: 29/03/2018
A presente dissertação se propôs a analisar nos documentos, nos programas federais e estaduais sobre a Educação Profissional, destinados aos estudantes trabalhadores na Modalidade Subsequente, conteúdos e princípios, de forma direta ou indiretamente relacionados com a noção de empreendedorismo, a partir de uma metodologia de análise bibliográfica e documental. Isso porque o empreendedorismo se mostra bastante amplo ao lançar teias sobre vários setores da vida social e econômica, mas é no campo educacional, especialmente nos currículos, programas e políticas voltadas à formação do trabalhador que consegue sua objetivação. Por consequência, sua inserção nos currículos dos Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio, seja como conteúdo ou como princípio, geralmente busca a formação e a qualificação de um tipo de mão de obra “empregável”, “polivalente”, mais adaptada aos ditames da modernização, da terceirização e da flexibilidade do mercado de trabalho. Neste sentido, escolhemos como recorte dezenove Planos de Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio, vigentes na Modalidade Subsequente, no Estado do Paraná, buscando conhecer melhor o que hipotetizamos ser concebido como um processo de hibridismo de orientações teórico-pedagógicas presente nesses planejamentos, fruto de diferentes orientações nacionais e estaduais, ora baseadas em “habilidades e competências”, tendo o empreendedorismo como um dos pressupostos, ora fundamentada na concepção de escola unitária, de formação politécnica, com base no trabalho como princípio educativo, mirando a formação crítica de um sujeito histórico integral. Se estas orientações híbridas chegam até o planejamento do professor que atua nos cursos profissionais nas escolas públicas da rede estadual e estes, em sua grande maioria, sofrem os efeitos da desregulamentação e da precarização do trabalho, se faz relevante percorrer nestes estudos, por mais que tenham no Paraná suas Diretrizes da Educação Profissional com fundamentos políticos e pedagógicos bastante avançados.