Teses e Dissertações
Palavra-chave: Antropologia
Futebol em mesa de bar : o torcer na cidade de Londrina
Clayton Denis Alino da Silva, Flavio Braune Wiik
Data da defesa: 17/09/2019
Resumo: A presente pesquisa busca compreender aspectos ligados ao futebol e à cultura pelas práticas de torcer realizadas dentro do Bar Brasil em Londrina no Paraná. Entendendo que o esporte é um sistema simbólico enraizado na cultura brasileira, busca-se por decifrar como são dadas as interações sociais entre torcedores durante as partidas que são transmitidas nesse espaço de sociabilidade e lazer. Esta investigação tem a Antropologia como referencial teórico e metodológico, a fim de analisar as formas de torcer e as relações simbólicas que são compreendidas enquanto rituais e performances, permeadas de signos, emoções e idiossincrasias identificados entre os torcedores durante a pesquisa etnográfica realizada de junho a novembro de 2018, acompanhando torcedores dentro do bar. Busca-se, com os resultados, explicar a paixão dos torcedores londrinenses por meio dos sentidos que dão ao jogo e dos signos que compartilham entre si no bar, levando em consideração importantes contextualizações que fazem o futebol ser o esporte mais popular no país e as relações entre torcedores e torcidas dentro desses espaços de sociabilidades.
Saberes tradicionais e saberes científicos : um estudo sobre a capacitação em auriculoterapia para profissionais do SUS/Londrina
Vanessa Rezende de Santa Rosa Domingues, Celso Vianna Bezerra de Menezes
Data da defesa: 13/02/2019
Em 2006 foi aprovada a Portaria 971, intitulada Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), promovendo o acesso à Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no Sistema Único de Saúde (SUS). Visando a ampliação de acesso à terapeuticas da MTC, o Ministério da Saúde em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina oferta aos profissionais do SUS o curso de capacitação em Auriculoterapia. O curso é constituído por duas etapas sequenciais: etapa a distância (75 horas) e etapa presencial (5 horas). O objeto desta pesquisa é a capacitação de profissionais do SUS/Londrina; para tanto se debruça no material da etapa do curso que é realizada à distância e em uma das oficinas promovidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com profissionais capacitados. A metodologia de observação participante compõe a pesquisa, somada a entrevistas com três pessoas chaves: um profissional do SUS atuante na PNPIC, uma ex funcionária do SUS que coordenou o Grupo de Apoio na área da saúde mental e uma professora de MTC. Este trabalho visa um dialogo acerca das aproximações e distancimentos entre os saberes orientais e os saberes biomédicos, de forma a observar suas conquistas e limites, sendo que a corresponsabilidade no tratamento foi um guia norteador do caderno de campo, realizado na oficina de matriciamento com foco em Auriculoterapia.
Antropólogo e insider : contribuições da antropologia pós-moderna para a reflexão e escrita de etnografias “de dentro”
Luiz Fernando Pereira, Flavio Braune Wiik
Data da defesa: 27/03/2018
O presente trabalho visa discutir as contribuições da crítica pós-moderna da Antropologia para a escrita de etnografias "de dentro", como são chamadas as etnografias onde o pesquisador é também um membro do grupo estudado e faz uso retórico de seu status de insider em sua escrita. Para tanto, promovo uma análise meta-etnográfica sobre minha "Etnografia da Venda", promovendo uma desconstrução da mesma e ligando-a com os debates postos pelos pós-modernos na Antropologia sobre escrita etnográfica.