Doutorando do PPGSOC-UEL analisa contradições do separatismo sulista em reportagem da BBC Brasil
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (PPGSOC-UEL) tem se destacado nacionalmente por meio das contribuições de seus pesquisadores aos debates públicos. Um exemplo recente é a participação do doutorando Gabriel Pancera Aver em uma reportagem da BBC News Brasil, publicada em 17 de junho, que discute o separatismo na Região Sul a partir de declarações recentes do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).

Gabriel Aver, que investigou o movimento “O Sul é Meu País” em sua dissertação de mestrado e aprofunda o tema em seu doutorado na UEL, foi amplamente citado na matéria da jornalista Camilla Veras Mota. Na entrevista, Aver contextualiza historicamente o separatismo sulista, apontando suas raízes no federalismo conflituoso da formação do Brasil e analisando as múltiplas contradições do discurso separatista contemporâneo.
Segundo o pesquisador, o movimento atual se ancora menos em um projeto político-econômico consistente e mais em uma lógica identitária fluida, baseada na noção de um “ser sulista” muitas vezes permeado por ambiguidades e tensões. Ele destaca ainda como essas identidades se reconfiguram conforme o contexto político, como no caso da ascensão do bolsonarismo, que reposicionou parte dos apoiadores do separatismo em torno de uma identidade nacionalista brasileira.
Ao refletir sobre a recente fala do governador catarinense — que sugeriu, ainda que em tom de brincadeira, a separação da região Sul — Aver pontua os paradoxos do discurso: “Quando o Sul precisa de ajuda, como no caso das enchentes no Rio Grande do Sul, o apelo é pela solidariedade nacional. Mas quando o assunto é política social, retoma-se a ideia de que ‘o Sul é quem sustenta o país’.
Leia a matéria na integra no site da BBC: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ce8zdp3854qo