LESFEM integra o Mapa Latinoamericano de Feminicídios

Por meio de convênio firmado com a MundoSur, o LESFEM passa a compor a lista de instituições que integram o Mapa Latinoamericano de Feminicídios (MLF).

O MLF é um projeto que tem como objetivo dar maior visibilidade para dados sobre feminicídios. O trabalho consiste em analisar estatísticas oficiais reconhecidas pelo Observatório de Igualdade de Gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e contrastar com dados fornecidos por organizações da sociedade civil nos países da América Latina e do Caribe.

Fonte: MundoSur

Leia abaixo o comunicado da MundoSur.

Continuamos construindo pontes em tempos de muros

Desde a criação do projeto Mapa Latinoamericano de Feminicidios (MLF), seguimos formando alianças estratégicas com organizações latino-americanas. Nosso objetivo é viabilizar e gerar convergências políticas acerca dos feminicídios sofridos por meninas e por mulheres nesse território, como produto de um sistema patriarcal que segue nos oprimindo e destruindo.

Sendo assim, incorporamos ao MLF o Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM), pertencente ao Grupo de Investigação em Gênero, Feminismos e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, Brasil.

O objetivo do LESFEM é monitorar os novos casos de feminicídio no Brasil com base em notícias da imprensa e em outras fontes digitais de divulgação, visando disponibilizar aos estados dados atualizados e alinhados com as bases nacionais e internacionais, para fins comparativos, bem como contribuir para o aperfeiçoamento dos registros oficiais.

Estamos convencidxs de que a solução é coletiva!

Seguimos lutando para não perder mais nenhuma!

O LESFEM

O LESFEM é um projeto vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina que tem como objetivo produzir e analisar dados sobre crimes de feminicídios, consumados e tentados, no Brasil, com a finalidade de contribuir para o monitoramento e visibilização do fenômeno e para a melhoria da qualidade das estatísticas oficiais e da resposta da sociedade e do Estado ao enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, considerando-se os três pilares dessa política: prevenção, punição e restituição de direitos.