Chamada para o Dossiê: Escola, Juventudes e o Ensino de Sociologia na contemporaneidade

O corpo editorial da Revista Áskesis torna pública a chamada para o Dossiê: Escola, Juventudes e o Ensino de Sociologia na contemporaneidade por Bruna Padilha de Oliveira (UFSCar), Camila Camargo Ferreira (UFSCar), Fernanda Santos Santiago (UFBA) e Vitor Hugo Rinaldini Guidotti (UFSCar).

O dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que reflitam sobre a Sociologia como disciplina escolar e seu campo de pesquisa no contexto brasileiro recente. Neste sentido, considera que a história desta disciplina na Educação Básica no país é marcada por desafios epistemológicos, que se agravaram nos últimos anos, em que assistimos ao avanço do neoconservadorismo na esfera pública e à crescente influência do neoliberalismo. Nesse cenário, a Sociologia deixou de ser obrigatória no currículo da Educação Básica. Com a reforma e implementação do Novo Ensino Médio, ela adquiriu um papel secundário, seja a partir da redução de sua carga horária ou mesmo com sua supressão dos currículos escolares.

Esse fenômeno está situado em um contexto de precarização da atuação profissional docente e de sucateamento das universidades e escolas públicas, processos que fazem parte de um projeto político que aponta a Sociologia como uma disciplina perigosa. Assim, propõe-se os seguintes eixos temáticos para orientar as publicações: I) os impactos do colapso da democracia brasileira, em consonância com a ascensão do ideário de extrema-direita para a formação e o ensino da Sociologia escolar; II) os fenômenos sociais relacionados às juventudes no contexto escolar em tempos de pandemia do coronavírus; por fim, III) os problemas enfrentados na formação e atuação docente de Sociologia frente à pandemia de COVID-19.

As submissões dos trabalhos devem ocorrer exclusivamente pelo site da Revista Áskesis (http://www.revistaaskesis.ufscar.br/).

A Áskesis também recebe traduções, ensaios, entrevistas, relatos de pesquisa e artigos para a seção livre em fluxo contínuo. Aceitamos contribuições em português, espanhol e inglês.