ORIENTAÇÕES EXAME DE QUALIFICAÇÃO MESTRADO/DOUTORADO

Informamos que a partir do dia 02/10/2023 (segunda-feira) as solicitações de Exames de Qualificações e Defesas serão realizadas via Google Forms, não sendo mais recebidos via e-mail.

QR Code para acessar o Google forms.

Segue abaixo, o formulário atualizado de cadastro de professor convidado, bem como o QR Code do formulário de solicitação de exame de qualificação/defesa.

Cabe salientar que os pedidos enviados, via e-mail, até o dia 01/10/2023 não precisarão ser encaminhados novamente via Google forms.

Banca

É de responsabilidade do aluno entregar os exemplares da dissertação/tese encadernados aos membros da banca com, pelo menos, 21 dias de antecedência à data do exame de qualificação.

*Mestrado (M) – Composição da banca (titular): Orientador(a), 01 membro do programa e 01 membro externo ao programa (mínimo). Composição da banca (suplente): 01 membro do programa e 01 membro externo ao programa (mínimo). Os suplentes, para a QUALIFICAÇÃO e para a DEFESA, são exigidos.

** Doutorado (D) – Composição da banca (titular): Orientador(a), 02 membros do programa e 02 membros externos ao programa (mínimo). Composição da banca (suplente): 01 membro do programa e 01 membro externo ao programa (mínimo). Os suplentes, para a QUALIFICAÇÃO e para a DEFESA, são exigidos.

IMPORTANTE: O formulário deverá ser enviado com no mínimo 35/30 dias de antecedência a qualificação e/ou defesa.

DEFESA MESTRADO/DOUTORADO

Após o exame de qualificação, aluno e orientador deverão definir a data possível para a defesa (considerando o prazo para que o aluno providencie as modificações necessárias na tese para defesa). Não é recomendável que o prazo entre a qualificação e a defesa seja inferior a 1(um) mês.

Na sequência o aluno deverá preencher a Solicitação de Agendamento de Exame de Defesa via Google forms.

Recomenda-se que a solicitação via Google forms, seja realizada com, no mínimo, 35/30 dias de antecedência da data prevista para a defesa.

É de responsabilidade do aluno entregar os exemplares da dissertação/tese (com as reformulações solicitadas pela banca no exame de qualificação) aos membros da banca com, pelo menos, 21 dias de antecedência à data da defesa.

É recomendável que, se o membro de programa externo for de fora de Londrina, uma cópia da tese seja enviada pelo aluno, por correio eletrônico ou por outra forma o quanto antes.

IMPORTANTE!!!

PARA A DEFESA DA TESE: O aluno deverá apresentar à banca examinadora, juntamente com os exemplares da tese para a defesa, três artigos científicos com dados da tese em co-autoria com o orientador, bem como o comprovante de aceite para publicação de um dos artigos em periódicos com indexação estabelecida pela Capes.

PARA A DEFESA DA DISSERTAÇÃO: Apresentar à banca examinadora, juntamente com os exemplares da dissertação para a defesa, dois artigos científicos com dados da dissertação em co-autoria com o orientador, bem como o comprovante de submissão de no mínimo um dos artigos para periódico com indexação estabelecida pela CAPES.

PÓS-DEFESA E ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO/TESE:

O orientador: deverá entregar as cópias da ata (documento com o resultado da defesa) à Secretaria do Programa para os devidos encaminhamentos.

O aluno: após as reformulações (se houver) sugeridas pela banca em sua dissertação/tese, deverá encaminhar para o(a) orientador(a) o trabalho reformulado (PRAZO DE ATÉ 30 DIAS PARA REFORMULAÇÃO APÓS A DEFESA). Após parecer do(a) orientador(a), o(a) aluno(a), deverá entregar:

O aluno: visando à emissão do certificado de conclusão e do diploma (somente com a entrega da ata física/original), o(a) estudante deverá, em até 30 dias após a defesa:

1. Realizar as reformulações (se houver) sugeridas pela banca em sua dissertação/tese, deverá encaminhar para o(a) orientador(a) o trabalho reformulado
  2. Entregar o TERMO DE AUTORIZAÇÃO: http://www.bibliotecadigital.uel.br/instrucao.php
  3. Inserir a  FICHA CATALOGRÁFICA na versão final do trabalho : http://www.uel.br/bc/home/pages/ficha-catalografica.php

Encaminhar as versões finais do trabalho (doc ou docx e pdf) e o termo preenchido e assinado (assinaturas: estudante, orientador(a) e coordenação do curso), para os e-mails:

– Coordenação do curso: ppgenfuel@uel.br

– Biblioteca Digital da UEL: bdtd@uel.br

– Secretaria de Pós-Graduação do CCS: spgccs@uel.br

IMPORTANTE!!!

NÃO será necessário o envio dos arquivos em CD ou da dissertação/tese impressa (em capa dura).