COMPARAÇÃO ENTRE MONTAGENS DE PLACA E PARAFUSO DE AÇO E TITÂNIO SUBMETIDAS AO TESTE DESTRUTIVO DE COMPRESSÃO AXIAL. ESTUDO BIOMECÂNICO

Dissertação de mestrado

Visualizar PDF

Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparar as propriedades mecânicas de montagem em pontedeplacaseparafusosdeaço(açoinoxF138)etitânio(ASTMF136).Seisplacas idênticas de aço e seis de titânio foram fixadas em corpos de prova de espumarígida de poliuretano separados por um espaço de 22mm, simulando uma falha óssea. As variáveisrigidez(N/mm),carganolimiteelásticoaparente(N),deslocamentonolimite elástico aparente (mm), carga no pico (N) e deslocamento no pico (mm) foram avaliadas em teste destrutivo de compressão axial. Macroscopicamente observou-se encurvamento (deformação plástica) de todas as placas ao final dos testes, leve arrancamentodeparafusosem duasmontagensdetitânioeem quatromontagensde aço, além do encurvamento de parafusos em cinco montagens de aço e em uma de titânio. Os valores médios dos grupos de aço e de titânio foram, respectivamente, 838N e 807N para carga no limite elástico aparente, 5,44mm e 7,83mm para deformação no limite elástico aparente, 2507N e 1869N para carga no pico, 19,1mm e 16,6mm para deformação no pico e 187N/mm e 199N/mm para rigidez. Estatisticamente não houve diferença entre os materiais em nenhuma das variáveis testadas. Concluiu-se que o teste de compressão axial destrutivo não evidenciou diferença entre aço e titânio na configuração da montagem e condições adotadas no presente trabalho.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.