Objetivo do curso

     O curso de Mestrado Profissional em Clínicas Veterinárias da UEL tem por objetivo proporcionar uma formação diferenciada a profissionais que estão no exercício da prática clínica, na esfera pública ou privada, convertendo-os em profissionais que utilizem seus novos conhecimentos como um instrumento eficiente de transformação da sociedade em que vivem. Espera-se que com a experiência adquirida ele seja um agente empreendedor e formador de opinião, um modulador social, influindo positivamente na geração de renda e emprego das comunidades onde atuem, levando como princípios nesse processo a agregação de valor em serviços, o respeito a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Missão do programa

A finalidade precípua do Programa é proporcionar educação técnica-científica continuada especializada para médicos veterinários da área clínica e suas derivações. Nesse contexto, com suas ementas e linhas de pesquisa, o Programa alcança, em suas diretrizes, as áreas de saúde animal, saúde pública e saúde ambiental, caracterizando-se como uma plataforma de saúde única e referência loco-regional. Essa premissa oportuniza a sistematização entre o programa e suas inserções positivas na sociedade, convalidando pesquisas atuais, objetivas e com reflexos de aumento sustentável de produção e preservação da sanidade animal.

Visão do programa

Consolidar-se como programa de pós graduação profissional em excelência na resolução de problemas do mundo do trabalho público e privado.

Valores do programa

Cooperação, eficiência, comunicação, integração, resolução de problemas.

Perfil do egresso

Os egressos e o restante do corpo discente matriculado constituem profissionais ligados a órgãos públicos e privados, do primeiro ao terceiro setor, alguns vinculados a órgãos de fomento, prestadores de serviço em assistência técnica e extensão rural, docentes em Universidades e profissionais liberais ligados à clínica médica e cirúrgica de animais de companhia e de produção pecuária. Há ainda, dentro da característica dos outros futuros egressos, forte identificação de profissionais atuando em cooperativismo e associações de pequenos produtores rurais, na busca da inclusão social e manutenção do homem no campo. Aspecto de notória evidência é a efetiva participação como agentes de saúde, na medida que executam a clínica médica e cirúrgica de cães e gatos e sua estreita relação profilática e terapêutica. Ou seja, espera-se que o profissional qualificado desenvolva e aplique em conjunto ou isoladamente as seguintes competências:

1.            Competência em EXTENSÃO: que promova a mediação entre ciência e prática na sua área profissional com o objetivo de formular, coordenar, executar e avaliar projetos de intervenção profissional no âmbito da esfera pública ou privada;

2.            Competência em ENSINO: que tenha a capacidade de elaborar programas de curso, disciplinas e treinamento na esfera do ensino superior;

3.            Competência em PESQUISA TÉCNICA: que tenha a capacidade de analisar criticamente a literatura especializada pertinente de sua área e seja capaz de propor procedimentos técnicos científicos para a resolução de problemas.