Teses e Dissertações
Palavra-chave: Ortopedia
COMPARAÇÃO BIOMECÂNICA POR COMPRESSÃO AXIAL DE PLACAS “T” EM AÇO E TITÂNIO
RAFAEL BATATINHA ROCHA , Prof. Dr. Fernando De Biasi
Data da defesa: 20/11/2023
O objetivo deste estudo foi realizar a comparação biomecânica por meio da compressão axial de duas configurações em aço e titânio. Placas com conformação em T foram fixadas em corpos de prova de poliuretano. Para o ensaio, foram utilizadas 12 montagens sendo seis com placas de titânio e seis com placas de aço. As placas foram posicionadas e fixadas aos corpos de prova com uma perda óssea mimetizada de 15 mm. Para a determinação das cargas as montagens foram testadas até que ocorresse a falha. As variáveis computadas foram a rigidez (N/mm), carga no limite elástico aparente (N), deslocamento no limite elástico aparente (mm), carga no pico (N) e deslocamento no pico (mm). Após os ensaios foi possível observar de forma macroscópica, o encurvamento de todos os implantes estudados, de titânio e aço e o deslocamento parcial dos parafusos. Estatisticamente, concluiu-se que o aço foi mais resistente para as forças compressivas do que o titânio.
ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA COMPRESSÃO AXIAL DESTRUTIVA DE MONTAGENS COM PLACA DE AÇO OU TITÂNIO EM MODELO DE FALHA ÓSSEA
PATRÍCIA RODRIGUES CORREIA , Prof. Dr. Fernando De Biasi
Data da defesa: 27/11/2023
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades mecânicas de placas de aço e titânio com mesma configuração. Além de avaliar a carga no limite elástico aparente, o deslocamento no limite elástico aparente, a carga no pico, o deslocamento no pico e a rigidez de duas montagens de placa e parafusos de aço e de titânio. Placas com a mesma conformação de aço e titânio foram fixadas em corpos de prova de poliuretano com espaçamento de 22mm, simulando uma falha óssea para avaliar a rigidez (N/mm), carga no limite elástico aparente (N), deslocamento no limite elástico aparente (mm), carga no pico (N) e deslocamento no pico (mm). Foram utilizados 10 corpos de provas, divididos em dois grupos, com cinco repetições cada. Não houve diferença entre os grupos para os valores médios em todos os parâmetros avaliados, exceto pela deformação no limite elástico (mm), na qual o aço apresentou valores médios mais altos comparados ao titânio.
Complicações de procedimentos cirúrgicos ortopédicos como base de banco de dados para a criação de software para termos de ciência e consentimento: Revisão de literatura.
LUAN CARLOS LOPES DE SOUZA , Prof. Dr. Fernando De Biasi
Data da defesa: 25/02/2022
Atualmente os animais domésticos passam por um processo denominado por “humanização”, o que tem aumentado a procura ao judiciário no que diz respeito aos interesses dos animais de estimação, uma vez que não se trata apenas da relação tutor-animal, mas estes são considerados um membro da família. Os atendimentos ortopédicos constituem em um terço dos atendimentos da rotina cirúrgica veterinária, e devem ser levadas em consideração diversas características na escolha de qual o melhor tratamento cirúrgico para cada caso, diminuindo ao máximo o risco de complicações. Um software é uma sequência lógica de algoritmos executada por meio de um computador e que resulta em armazenamento ou transmissão de informação ou impressão de relatórios, que são desenvolvidos para atender uma necessidade específica. A informatização é importante nos diferentes setores da saúde, pois além de processamentos padrões e administrativos, atualmente desempenha papel significativo no cuidado ao paciente, seja na interpretação de exames, organização do quadro clínico, prescrições e prevenção e controle de doenças.O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica a respeito das complicações cirúrgicas ortopédicas em cães e gatos, nas suas diversas técnicas, que no futuro será utilizada para alimentar um software, o qual permitirá que os médicos veterinários ortopedistas adicionem tais informações aos termos de livre consentimento para cirurgia, promovendo maior segurança jurídica aos profissionais. Foram utilizados dados referentes a estudos retrospectivos de complicações associadas a técnicas cirúrgicas ortopédicas que foram publicados em periódicos científicos revisados por pares e livros. Os procedimentos cirúrgicos foram subdivididos em gerais e especiais. Os dados coletados serão agrupados e alimentarão um software, que será desenvolvido através de parcerias na própria universidade.