Complicações de procedimentos cirúrgicos ortopédicos como base de banco de dados para a criação de software para termos de ciência e consentimento: Revisão de literatura.

Atualmente os animais domésticos passam por um processo denominado por “humanização”, o que tem aumentado a procura ao judiciário no que diz respeito aos interesses dos animais de estimação, uma vez que não se trata apenas da relação tutor-animal, mas estes são considerados um membro da família. Os atendimentos ortopédicos constituem em um terço dos atendimentos da rotina cirúrgica veterinária, e devem ser levadas em consideração diversas características na escolha de qual o melhor tratamento cirúrgico para cada caso, diminuindo ao máximo o risco de complicações. Um software é uma sequência lógica de algoritmos executada por meio de um computador e que resulta em armazenamento ou transmissão de informação ou impressão de relatórios, que são desenvolvidos para atender uma necessidade específica. A informatização é importante nos diferentes setores da saúde, pois além de processamentos padrões e administrativos, atualmente desempenha papel significativo no cuidado ao paciente, seja na interpretação de exames, organização do quadro clínico, prescrições e prevenção e controle de doenças.O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica a respeito das complicações cirúrgicas ortopédicas em cães e gatos, nas suas diversas técnicas, que no futuro será utilizada para alimentar um software, o qual permitirá que os médicos veterinários ortopedistas adicionem tais informações aos termos de livre consentimento para cirurgia, promovendo maior segurança jurídica aos profissionais. Foram utilizados dados referentes a estudos retrospectivos de complicações associadas a técnicas cirúrgicas ortopédicas que foram publicados em periódicos científicos revisados por pares e livros. Os procedimentos cirúrgicos foram subdivididos em gerais e especiais. Os dados coletados serão agrupados e alimentarão um software, que será desenvolvido através de parcerias na própria universidade.