AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DE CÃES SUBMETIDOS A ESPLENECTOMIA TOTAL COMO FATOR PROGNÓSTICO
BRUNO DOS SANTOS GUSMÃO , Profª. Dra. Mirian Siliane Batista de Souza
Data da defesa: 15/10/2024
Foi apresentado ao Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional três produtos separados por capítulos e formatados nas normas das revistas para submissão: produto técnico bibliográfico: revisão de literatura (padronizado nas normas da Revista Clínica Veterinária), artigo científico (normas da Revista Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia) e artigo científico relato de caso (normas da revista Medicina Veterinária UFRPE). Lesões esplênicas são comuns em cães, podendo ser de origem benigna ou maligna. A prevalência de lesões esplênicas benignas, com diagnóstico histopatológico, representa alta frequência em cães. A diferenciação de lesões benignas e malignas no pré-operatório, representa um desafio. Estudos na Medicina Humana e Veterinária com outros tipos de tumores, demonstram que os biomarcadores inflamatórios podem auxiliar no prognóstico dos pacientes. O objetivo do presente estudo foi avaliar o fator prognóstico das alterações hematológicas como fator prognóstico. Foram avaliados trinta e três prontuários médicos de cães submetidos a esplenectomia total, as lesões benignas não neoplásicas representaram maior número de casos comparado aos tumores malignos. Pacientes com anemia, desvio a esquerda e lesões maiores que 3 cm (p<0,05), tiveram um aumento nas chances de apresentar lesão maligna.
COMPARAÇÃO BIOMECÂNICA POR COMPRESSÃO AXIAL DE PLACAS “T” EM AÇO E TITÂNIO
RAFAEL BATATINHA ROCHA , Prof. Dr. Fernando De Biasi
Data da defesa: 20/11/2023
O objetivo deste estudo foi realizar a comparação biomecânica por meio da compressão axial de duas configurações em aço e titânio. Placas com conformação em T foram fixadas em corpos de prova de poliuretano. Para o ensaio, foram utilizadas 12 montagens sendo seis com placas de titânio e seis com placas de aço. As placas foram posicionadas e fixadas aos corpos de prova com uma perda óssea mimetizada de 15 mm. Para a determinação das cargas as montagens foram testadas até que ocorresse a falha. As variáveis computadas foram a rigidez (N/mm), carga no limite elástico aparente (N), deslocamento no limite elástico aparente (mm), carga no pico (N) e deslocamento no pico (mm). Após os ensaios foi possível observar de forma macroscópica, o encurvamento de todos os implantes estudados, de titânio e aço e o deslocamento parcial dos parafusos. Estatisticamente, concluiu-se que o aço foi mais resistente para as forças compressivas do que o titânio.
MODELO EXPERIMENTAL ALTERNATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES BÁSICAS EM MICROCIRURGIA VETERINÁRIA
ANA PAULA HORN , Prof.ª Dr.ª Mirian Siliane Batista de Souza
Data da defesa: 28/02/2023
A microcirurgia é por definição o conjunto de procedimentos cirúrgicos realizados com o auxílio de um meio óptico de magnificação. As habilidades necessárias para realizar tais procedimentos devem ser adquiridas por meio de treinamentos em laboratório, onde a destreza manual fina deve ser desenvolvida progressivamente, perante uma curva de aprendizado. A microcirurgia é uma ferramenta importante e indispensável em diversos procedimentos, pois possibilita reparos cirúrgicos únicos, diminuindo o trauma dos tecidos manipulados e melhorando o tempo de recuperação do paciente, sendo utilizada em diversas subáreas da medicina. Devido aos custos, os laboratórios de microcirurgia com os equipamentos necessários não são tão comuns, e a prática utilizando animais de biotério tornam os treinamentos ainda menos acessíveis. Pensando nesses fatores, o presente estudo apresenta um modelo experimental para o desenvolvimento de habilidades básicas em microcirurgia veterinária como uma alternativa para treinamentos iniciais que permita alta repetibilidade com menor custo, sem utilização de animais de biotério. O modelo proposto foi testado e validado, cumprindo com os objetivos propostos de capacitar os participantes a utilizar o microscópio cirúrgico e os instrumentais, desenvolver a coordenação da percepção óptica e habilidade manual necessárias para microcirurgias.
Complicações de procedimentos cirúrgicos ortopédicos como base de banco de dados para a criação de software para termos de ciência e consentimento: Revisão de literatura.
LUAN CARLOS LOPES DE SOUZA , Prof. Dr. Fernando De Biasi
Data da defesa: 25/02/2022
Atualmente os animais domésticos passam por um processo denominado por “humanização”, o que tem aumentado a procura ao judiciário no que diz respeito aos interesses dos animais de estimação, uma vez que não se trata apenas da relação tutor-animal, mas estes são considerados um membro da família. Os atendimentos ortopédicos constituem em um terço dos atendimentos da rotina cirúrgica veterinária, e devem ser levadas em consideração diversas características na escolha de qual o melhor tratamento cirúrgico para cada caso, diminuindo ao máximo o risco de complicações. Um software é uma sequência lógica de algoritmos executada por meio de um computador e que resulta em armazenamento ou transmissão de informação ou impressão de relatórios, que são desenvolvidos para atender uma necessidade específica. A informatização é importante nos diferentes setores da saúde, pois além de processamentos padrões e administrativos, atualmente desempenha papel significativo no cuidado ao paciente, seja na interpretação de exames, organização do quadro clínico, prescrições e prevenção e controle de doenças.O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica a respeito das complicações cirúrgicas ortopédicas em cães e gatos, nas suas diversas técnicas, que no futuro será utilizada para alimentar um software, o qual permitirá que os médicos veterinários ortopedistas adicionem tais informações aos termos de livre consentimento para cirurgia, promovendo maior segurança jurídica aos profissionais. Foram utilizados dados referentes a estudos retrospectivos de complicações associadas a técnicas cirúrgicas ortopédicas que foram publicados em periódicos científicos revisados por pares e livros. Os procedimentos cirúrgicos foram subdivididos em gerais e especiais. Os dados coletados serão agrupados e alimentarão um software, que será desenvolvido através de parcerias na própria universidade.