Identidade, Missão, Valores e Princípios do PPGL
O PPGL, com o intuito de formar Mestres e Doutores com alto nível de qualificação, está orientado, sobretudo, pelos documentos que regem o Plano de desenvolvimento Institucional (PDI), a Política de Inovação, a Política de Pesquisa e o Plano Estratégico de Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação (PEI-PPG/2023-2027), da Universidade Estadual de Londrina. Em consonância com o PDI (UEL), o PPGL, atualmente, caracteriza-se como um Programa de Pós-graduação stricto sensu comprometido com ações e atividades que visem à atuação qualificada, crítica e reflexiva de seus discentes e egressos no exercício do ensino, da pesquisa e da extensão. Desde a criação no Doutorado em Letras (2003), o PPGL vem arduamente trabalhando em diversas frentes a fim de materializar o desenvolvimento e a circulação das pesquisas desenvolvidas na integração entre o corpo docente, os discentes e pesquisadores em nível pós-doutoral. Atento aos Direitos Humanos, às políticas de ações afirmativas e à diversidade sociocultural do cenário brasileiro, o PPGL contempla uma estrutura curricular diversa e interdisciplinar de modo que a formação dos discentes alcance um amplo espectro na Área de concentração em Estudos Literários. O PPGL tem se orientado regularmente pelos apontamentos da CAPES em todas as suas avaliações no sentido de melhorar as fragilidades apontadas. O compartilhamento dos saberes, no PPGL, tem sido trabalhado em termos de diálogos, trocas e atividades junto a sua comunidade. Por se tratar de um programa de pequeno porte e contarmos com apoio e recursos financeiros correspondentes a sua dimensão, o PPGL se esforça na captação de outros recursos com o objetivo constante de ampliar as práticas de pesquisa e de extensão de modo a dar visibilidade ao programa e atrair novos estudantes e pesquisadores. Comprometido com a transformação social, econômica, cultural, científica e política da comunidade acadêmica, o PPGL, para além da formação científica, caracteriza-se pela prática humanística, pela liberdade na expressão da pesquisa de seus docentes e discentes, pelo respeito à pluralidade de ideias e à diversidade étnica, social e cultural de todos/as que trabalham para o funcionamento do programa. Em âmbito pedagógico, o PPGL tem por princípio garantir a qualidade da oferta de disciplinas, a diversidade de Estudos Avançados que promovam diálogos em trânsito com outros docentes e pesquisadores, o compromisso ético das orientações de discentes, a gestão democrática das atividades contempladas no programa, o atendimento sério e humano às demandas e às dificuldades do corpo docente e discente. Cada vez mais, o PPGL prioriza a integração entre os atores da comunidade acadêmica tendo em vista o trabalho em conjunto, seja no âmbito da gestão técnica dos processos, no acompanhamento de desenvolvimento de políticas de planejamento de ações e atividades para elevar a qualificação do programa como um todo, nas condições do processo formativo de discentes e na organização geral do programa. O PPGL tem buscado avançar nos processos de Interiorização, Nucleação e Internacionalização por meio de várias ações e atividades voltadas à consolidação de suas pesquisas em âmbito regional, nacional e internacional.
Planejamento Estratégico do PPGL para o quadriênio de 2025-2028
I) Qualificação docente e discente no processo formativo
a) Ampliar a produção de docentes e discentes considerando inserção regional, nacional e internacional;
b) Ampliar as pesquisas do PPGL com a criação de grupos de pesquisa que sejam de amplo espectro de modo que haja integração entre os estudos desenvolvidos nas três linhas de pesquisa;
c) Apoio e incentivo aos docentes e discentes para a participação em eventos nacionais e internacionais;
e) Incentivar a submissão de projetos em editais públicos de fomento à pesquisa;
f) Ampliar a qualificação docente a partir das licenças de Capacitação docente, prevista e regulamentada pela UEL;
g) Consolidar o planejamento de parcerias que promovam a oferta conjunta de disciplinas, palestras, seminários e cursos entre docentes do PPGL e pesquisadores de outras IES.
II) Interiorização, Cooperação, Internacionalização e Mobilidade acadêmica
a) Trabalhar para a consolidação de novas parcerias com IES nacionais e internacionais;
b) Mobilidade de docentes e discentes em pesquisas em IES nacionais e estrangeiras por meio de participação ativa em associações, grupos, redes e núcleos de pesquisa;
c) Incentivo e apoio aos discentes em intercâmbios (doutorado sanduíche) a fim de ampliar a formação e promover dupla diplomação;
d) Publicações em parceria com pesquisadores de outras IES nacionais e estrangeiras que visem à circulação dos estudos desenvolvidos pela comunidade do PPGL;
e) Fomentar pesquisas que promovam a mobilidade de discentes e docentes em âmbito regional por meio da participação de projetos e grupos de pesquisa;
f) Democratizar a circulação das pesquisas do programa por meio de atividades ligadas a Núcleos de estudos com povos originários, étnicos, identitários e refugiados;
g) Consolidar o planejamento de parcerias que promovam a oferta conjunta de disciplinas, palestras, seminários e cursos entre docentes do PPGL e pesquisadores de outras IES;
h) Promover bancas de defesas, por meio de videoconferência, com a participação de docentes estrangeiros.
III) Políticas de Inovação de Pesquisa e Uso das tecnologias
a) Viabilizar projetos de pesquisa com agentes externos ao PPGL no uso de dispositivos e suportes técnicos e tecnológicos;
b) Tematizar o Colóquio Internacional Intermidialidade, Literatura e outras mídias a fim de ampliar a circulação dos trabalhos das linhas de pesquisa do programa;
c) Participar de editais para capitanear recursos para eventos, palestras, seminários e cursos com pesquisadores externos;
d) Circulação das pesquisas desenvolvidas no PPGL em plataformas digitais;
e) Inovação das atividades do programa tendo em vista a integração do corpo acadêmico e a sociedade;
f) Desenvolver ações que coloquem os estudos literários e a literatura como fenômenos de transformação social, artística e cultural;
g) Fomentar práticas de pesquisa e de extensão em consonância às ações afirmativas;
h) Melhorar a apresentação das atividades do programa junto às redes sociais a fim de publicizar o PPGL.
IV) Inserção social e visibilidade do PPBL
a) Ampliar a interação com a sociedade por meio de ações extensionistas que envolvam discentes e docentes;
b) Fomentar atividades que envolvam a comunidade e a Educação Básica;
c) Incentivar a divulgação científica das pesquisas desenvolvidas por meio de projetos que articulem literatura, arte, educação, cultura, política e cidadania;
d) Incentivar a participação de discentes e docentes em Coletivos poéticos e Festivais Literários nacionais, regionais e nacionais.