O PPGL, comprometido com as ações afirmativas no processo de inclusão educacional e em conformidade com a Resolução CEPE Nº 034/2021, da Universidade Estadual de Londrina, reserva vagas para pessoas autodeclaradas negras, indígenas e com deficiência. Com o apoio do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Estadual de Londrina, o PPGL, desde o processo seletivo 2021/2, destina vagas para os grupos:
I – 30% (trinta por cento) para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas);
II – 5% (cinco por cento) para pessoas autodeclaradas indígenas;
Ill – 5% (cinco por cento) para pessoas autodeclaradas com deficiência.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), em seus artigos 28, incisos I, II e III, e 30, com destaque aos incisos V e VI, assegura que a pessoa com deficiência deve ter condições de igualdade de oportunidades e deve ser garantida a adaptação de provas e exames seletivos, incluindo o tempo adicional necessário para que a prova seja realizada de forma justa. O PPGL oferece tempo adicional em seus em
processos seletivos para candidatos com deficiência (30 minutos a mais), além das providências que se fizerem necessárias quanto a outras adaptabilidades, a fim de garantir que todas as pessoas tenham as mesmas condições de realização da prova.
No quadriênio de 2021-2024, o PPGL teve um (1) mestrando com deficiência visual com participação ativa nas atividades do programa. No processo seletivo 2021/2, com ingresso para o primeiro semestre de 2022, o PPGL teve inscrições de 12 candidatos (mestrado e doutorado) cotistas, contando, atualmente, com um mestrando e um doutorando ativos que ingressaram no programa por meio do sistema de cotas.