Identidade, Missão, Valores e Princípios do PPGL

O PPGL, com o intuito de formar Mestres e Doutores com alto nível de qualificação, está orientado, sobretudo, pelos documentos que regem o Plano de desenvolvimento Institucional (PDI), a Política de Inovação, a Política de Pesquisa e o Plano Estratégico de Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação (PEI-PPG/2023-2027), da Universidade Estadual de Londrina. Em consonância com o PDI (UEL), o PPGL, atualmente, caracteriza-se como um Programa de Pós-graduação stricto sensu comprometido com ações e atividades que visem à atuação qualificada, crítica e reflexiva de seus discentes e egressos no exercício do ensino, da pesquisa e da extensão. Desde a criação no Doutorado em Letras (2003), o PPGL vem arduamente trabalhando em diversas frentes a fim de materializar o desenvolvimento e a circulação das pesquisas desenvolvidas na integração entre o corpo docente, os discentes e pesquisadores em nível pós-doutoral. Atento aos Direitos Humanos, às políticas de ações afirmativas e à diversidade sociocultural do cenário brasileiro, o PPGL contempla uma estrutura curricular diversa e interdisciplinar de modo que a formação dos discentes alcance um amplo espectro na Área de concentração em Estudos Literários. O PPGL tem se orientado regularmente pelos apontamentos da CAPES em todas as suas avaliações no sentido de melhorar as fragilidades apontadas. O compartilhamento dos saberes, no PPGL, tem sido trabalhado em termos de diálogos, trocas e atividades junto a sua comunidade. Por se tratar de um programa de pequeno porte e contarmos com apoio e recursos financeiros correspondentes a sua dimensão, o PPGL se esforça na captação de outros recursos com o objetivo constante de ampliar as práticas de pesquisa e de extensão de modo a dar visibilidade ao programa e atrair novos estudantes e pesquisadores. Comprometido com a transformação social, econômica, cultural, científica e política da comunidade acadêmica, o PPGL, para além da formação científica, caracteriza-se pela prática humanística, pela liberdade na expressão da pesquisa de seus docentes e discentes, pelo respeito à pluralidade de ideias e à diversidade étnica, social e cultural de todos/as que trabalham para o funcionamento do programa. Em âmbito pedagógico, o PPGL tem por princípio garantir a qualidade da oferta de disciplinas, a diversidade de Estudos Avançados que promovam diálogos em trânsito com outros docentes e pesquisadores, o compromisso ético das orientações de discentes, a gestão democrática das atividades contempladas no programa, o atendimento sério e humano às demandas e às dificuldades do corpo docente e discente. Cada vez mais, o PPGL prioriza a integração entre os atores da comunidade acadêmica tendo em vista o trabalho em conjunto, seja no âmbito da gestão técnica dos processos, no acompanhamento de desenvolvimento de políticas de planejamento de ações e atividades para elevar a qualificação do programa como um todo, nas condições do processo formativo de discentes e na organização geral do programa.

Planejamento Estratégico do PPGL para o quadriênio de 2025-2028

I) Qualificação docente e discente no processo formativo

Objetivo: Desenvolver e fortalecer ações que

a) Ampliar a produção de docentes e discentes considerando inserção regional, nacional e internacional;

b) Ampliar as pesquisas do PPGL com a criação de grupos de pesquisa que sejam de amplo espectro de modo que haja integração entre os estudos desenvolvidos nas três linhas de pesquisa;

c) Trabalhar para a consolidação de novas parcerias com IES nacionais e internacionais;

d) Apoio e incentivo aos docentes e discentes para a participação em eventos nacionais e internacionais;

e)

II) Políticas de Inovação de Pesquisa

a) Viabilizar projetos de pesquisa com agentes externos ao PPGL no uso de dispositivos e suportes técnicos e tecnológicos;

b)

III) Integração entre o PPGL e a comunidade

IV) Interiorização, Internacionalização, Nucleação e Mobilidade docente e discente

V) Visibilidade do PPGL junto às Redes, Associações e Grupos de Pesquisa