CONFERENCISTAS
ALAMIR AQUINO CORRÊA
Universidade Estadual de Londrina
Doutor em Literaturas Hispânicas pela Indiana University Bloomington (1990), foi Pesquisador visitante nas University of Alberta, University of Virginia e Universidad Complutense de Madrid. Professor Sênior do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina, instituição onde atua desde 1987, e Pesquisador de Produtividade do CNPq. Um dos pioneiros dos estudos sobre literatura digital no Brasil, tem concentrado sua pesquisa no uso de tecnologias e suportes materiais na produção de obras literárias digitais.
ALEX MARTONI
PUC-Minas
Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Curso de Graduação em Letras da PUC Minas. Doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense com doutorado-sanduíche/CAPES pela Stanford University – EUA. Realizou estágio pós-doutoral como coordenador do Laboratório de Imagem e Som da Universidade Federal Fluminense (2015-2016). É vice-coordenador do GT ANPOLL “Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídias”, vice-líder do “Grupo de Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias” (UFSB) e membro dos grupos de pesquisa “Intermídia: estudos sobre a intermidialidade” (UFMG) e “Leitura comparada das mídias” (UNISC). É também professor visitante na Universidad de las Artes, em Buenos Aires, membro fundador da “Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Imagen” e membro da “International Association of Word and Image Studies”. Tem experiência profissional nas áreas de Letras, Artes e Comunicação, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Comparada, Cinema, Música e Filosofia, atuando nas áreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira, Ensino de Literatura, Intermidialidade e Estudos de Som. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no PPGCOM/UERJ.
FERNANDO PÉREZ VILLALÓN
Universidad Alberto Hurtado/Chile
Escritor e acadêmico da Universidad Alberto Hurtado em Santiago do Chile, onde, atualmente, dirige o PhD em Estudos de Mídia. Se formou como PhD em Literatura Comparada pela New York University. Publicou vários livros de poemas e livros-objetos, traduções de poesia clássica chinesa (Escrito en el aire, 2013) e brasileira (Encrucijadas: antología poética de Ricardo Aleixo), os livros de ensaio La imagen inquieta: Juan Downey y Raúl Ruiz en contrapunto (2016), Imágenes de imágenes: del cuadro a la pantalla (2022) e Poesía en expansión: prácticas literarias experimentales en Chile 2000-2020 e o livro de contos Variaciones (2021). Ele faz parte do projeto de poesia e música “Orquesta de poetas”, com o qual publicou o disco livro Todas voces, em 2023.
MIRIAM DE PAIVA VIEIRA
Universidade Federal de São João del-Rei
Miriam de Paiva Vieira é professora do Departamento de Letras, Artes e Cultura e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei. Bolsista Produtividade CNPq/PQ2. Pesquisadora convidada do Lars Elleström Guest Lecture, 2024, pelo Centre for Intermedial andMultimodal Studies, Linnaeus Universitet, Suécia. Doutora em Estudos Literários, Poslit/FALE/UFMG, com mobilidade na Lunds Universitet, Suécia, financiada pelo programa Babel/Eramus Mundus. Realizou pós doutoramento no Departamento de Literatura e Cultura da Universidade Católica João Paulo II de Lublin, Polônia,(2022/2023), e também no PósLit/FALE/UFMG, financiada pelo programa PDJ/CNPq(2017-2018). Mestre em Letras: Estudos Literários pelo Poslit/FALE/UFMG. Especialista em Ensino de Idiomas pelo PosLin/FALE/UFMG. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, FAMIH. Coordenadora do GT Anpoll Intermidialidade: Literaturas, artes e mídias, membro do conselho da International Society for Intermedial Studies, membro dos Grupos de Pesquisa Intermídia e Leitura Comparada das Mídias (CNPq). Credenciada nas associações IAWIS: International Association of Word and Image Studies e CRIalt: Centre de recherches intermédiales sur les arts, les lettres et les techniques, Université de Montréal. Áreas de interesse: estudos sobre a intermidialidade, écfrase, relações entre literatura, narrativas multimodais e arquitetura. Entre suas publicações, destaca-se a coedição do The Palgrave Handbook ofIntermediality.
OSVALDO SILVESTRE
Universidade de Coimbra/Portugal
É coordenador do Instituto de Estudos Brasileiros e dirigiu, no biénio 2021-23, o Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da sua Faculdade. Foi Professor Visitante na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) por duas vezes, e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa, unidade de I&D da Fundação para a Ciência e Tecnologia com sede na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, coordenando aí, no âmbito do Grupo de Trabalho em mediação Digital e Materialidades da Literatura, o projeto ‘VOX MEDIA. A Voz na Literatura’. É responsável científico pelo acervo do escritor Carlos de Oliveira no Museu do Neo-Realismo, o qual teve uma primeira exposição no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, em 2017 (“Carlos de Oliveira: A Face Oculta do Iceberg”). As suas últimas publicações são o volume Conferências do Cinquentenário da Teoria da Literatura de Vítor Aguiar e Silva, Braga, Universidade do Minho Editora, 2020, coorganizado com Rita Patrício; o dossiê temático do número 209, de janeiro de 2022, da revista Colóquio/Letras, com o título “A Voz na Literatura”, coorganizado com Pedro Serra; o volume coletivo, coordenado por si, Eduardo Lourenço: um tempo brasileiro breve, mas duradouro, 2024, editado pelo Centro de Estudos Ibéricos; o volume 14 da Revista de Estudos Literários, do Centro de Literatura Portuguesa da FLUC, dedicado ao tema “A Teoria da Literatura no Brasil”, coorganizado com Diego Giménez.
VERÔNICA STIGGER
Escritora, pesquisadora e crítica de arte
Escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Doutorou-se em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou pesquisas de pós-doutorado junto à Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, ao Museu de Arte Contemporânea da USP e ao Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, estudando, entre outros, os artistas Maria Martins e Flávio de Carvalho. Atualmente, desenvolve nova pesquisa de pós-doutorado junto ao Departamento de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Foi curadora, entre outras, das exposições Maria Martins: metamorfoses e O útero do mundo, ambas no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2013 e 2016). Com Eucanaã Ferraz, assinou a curadoria da exposição Constelação Clarice (2021-2022), no Instituto Moreira Salles (IMS), e com Eduardo Sterzi e Marta Mestre, a da Desvairar 22 (2022), no Sesc Pinheiros. Com a exposição sobre Maria Martins, angariou o Grande Prêmio da Crítica da APCA e o Prêmio Maria Eugênia Franco, concedido pela ABCA, para melhor curadoria do ano. Pela exposição O útero do mundo, foi uma das três finalistas do Prêmio Maria Eugênia Franco. Entre seus 14 livros de ficção publicados, estão Opisanie świata (2013), Sul (2016), Sombrio ermo turvo (2019) e Krakatoa (2024). Com Opisanie świata, seu primeiro romance, recebeu os prêmios Machado de Assis, São Paulo (autor estreante) e Açorianos (narrativa longa). Com Sul, ganhou o Prêmio Jabuti. Sombrio ermo turvo, por sua vez, foi finalista dos prêmios Jabuti, Oceanos, AGEs e Minuano.