TESTES DE ISOTROPIA UTILIZANDO VETORES DE MULTIPOLO EM PEQUENAS ESCALAS

A detecção das flutuações de temperatura da Radiação Cósmica de Fundo só foi possível devido ao lançamento sucessivo de sondas espaciais equipadas com instrumentos mais sensíveis. A partir dessas medidas, diversas concepções cosmológicas puderam ser testadas. Uma delas é o Princípio Cosmológico onde afirma que o universo é espacialmente isotrópico em escalas cosmológicas. O objetivo deste trabalho foi testar a isotropia do universo usando os dados obtidos pelo Satélite Planck das flutuações de temperatura, sendo estes convertidos em vetores de multipolo. As vantagens em se utilizar esse formalismo são à independência desses vetores a qualquer modelo físico e a um sistema de coordenadas. O teste de isotropia utilizado consistiu em simular mapas cosmológicos mascarados e com ruído instrumental isotrópico com a finalidade de se obter um perfil da distribuição dos vetores de multipolo até ` = 1500. Para uma comparação dos dados observados com os simulados, foram realizados testes de χ2 , obtendo-se valores−p em várias escalas de interesse cosmológico.