Distribuição de riqueza e restrição de crédito em um modelo bissetorial

A desigualdade de riqueza é identificada com um dos fatores de importância sobre a dinâmica econômica, com sua relevância potencializada pela observação de imperfeições de mercado. Considerando tal relação, o presente trabalho de dissertação avaliou a influência da associação entre desigualdade de riqueza e restrição de crédito sobre a dinâmica econômica, sendo considerada uma estrutura bissetorial em que um setor responde pela produção de bens básicos e o outro pela produção de bens industrializados. O modelo permitiu constatar a significância da concentração de riqueza e da participação de cada classe social sobre a determinação do equilíbrio de curto e longo prazo, destacando que a elevada concentração de riqueza associada a baixa participação da classe média conduz a economia a uma configura de curto prazo com capital total abaixo do montante potencial, assim como o produto per capital. Por outro lado, o salário resultante da interação entre oferta e demanda por trabalho alcança seu valor mais alto, o que favorece os agentes pertencente a classe média e elevada a desigualdade entre os trabalhadores qualificados e não qualificados. Por meio das simulações computacionais constatou-se que uma economia, cuja configuração inicial exibe elevada concentração de riqueza, pode apresentar trajetória cíclica, oscilando ao redor do estado estacionário.