VIII SIMBBTEC & I CPBiotec
Palestrantes

Prof. Dr. Lauro Euclides Soares Barata
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Químico com Doutorado pela UNICAMP, pós-doutorado no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS – França) e passagem pela University of London. Atualmente é Professor Visitante da CAPES na UFOPA. Atua com pesquisa em produtos naturais da Amazônia, como plantas medicinais, óleos essenciais e resíduos agroindustriais. Em parceria com universidades e o CPQBA–UNICAMP, desenvolve fitomedicamentos e cosméticos sustentáveis. Também é fundador da In AMAZON, startup que transforma resíduos da indústria madeireira em dermocosméticos.

Prof. Dr. João Carlos Setúbal
Universidade de São Paulo (USP)
Professor Titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP, PhD em Ciência da Computação pela University of Washington, com graduação em Engenharia Mecânica pela USP e Mestrado em Ciência da Computação pela UNICAMP.
Atualmente, é chefe do Departamento de Bioquímica da USP e membro do conselho Internacional Genomic Standards Consortium e da SIgma Xi, The Scientific Research Honor Society (EUA). Sua principal área de atuação é a bioinformática.

Prof. Dr. Daniel Caixeta
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Economista com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP, com experiências internacionais na University of Vermont (EUA) e Flinders University (Austrália). É professor no Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU e no Programa de Pós-Graduação em Economia, atuando também como diretor regional da sociedade Brasileira de Economia Ecológica.
Suas pesquisas abordam Economia dos Recursos Naturais e Economia Ecológica, com foco em políticas ambientais, desenvolvimento sustentável e indicadores alternativos ao PIB.

Profa. Dra. Zsuzsanna Kolbert
University of Szeged, Hungria
Líder do MTA-SZTE Plant NaNObiology Research Group na University of Szeged, membro do conselho editorial de revistas como Journal of Plant Physiology, Plant Cell Reports e BMC Plant Biology. A pesquisadora também é vice-presidente da Sociedade Húngara de Biologia Vegetal e membro do comitê científico do Plant NO Club, Zsuzsanna foi reconhecida com o Programa Nacional de Excelência (2017, 2018), o Certificado HAS Bolyai (2020) e o Prêmio de Excelência da Associação de Mulheres Húngaras na Ciência (2021).
Suas pesquisas abordam a relação entre metabolismo, moléculas sinalizadoras e hormonais em plantas, como espécies reativas de oxigênio e nitrogênio. Sua pesquisa também investiga o uso de nanomateriais para aliviar estresses abióticos e bióticos.

Prof. Dr. Halley Caixeta de Oliveira
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Graduado em Ciências Biológicas, com Doutorado em Biologia Funcional e Molecular e pós-doutorado em Fisiologia Vegetal pela UNICAMP, é professor associado da UEL.
Atua na formação de mestres e doutores nas áreas de Ciências Biológicas e Agronomia, com pesquisas focadas em ecofisiologia vegetal, óxido nítrico, metabolismo do nitrogênio, estresses abióticos e nanotecnologia aplicada à agricultura.

Prof. Dr. Gerson Nakazato
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Médico veterinário pela UFV-MG, com Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP, recebeu Menção Honrosa no Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia (2024) e 1º lugar no Prêmio Nacional CONFAP (2023) como Pesquisador Inovador no Setor Empresarial.
Atualmente é Chefe do Departamento de Microbiologia da UEL, e atua nas áreas de Microbiologia, Biotecnologia, Nanobiotecnologia e resistência bacteriana, coordenando projetos de inovação em saúde. Fundador da empresa “GRAL Bioativos LTDA”, e integrante do SuperHub de Nanotecnologia.

Prof. Dr. Marcelo Müller dos Santos
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Farmacêutico pela UFPR, com Mestrado e Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular (UFPR e CNRS – Institut de Microbiologie de la Méditerranée, França), com pós-doutorado na UFPR, onde atualmente é professor associado.
Atua nas áreas de microbiologia molecular e biotecnologia, com pesquisas na interface entre biologia sintética, metabolismo bacteriano e biotecnologia aplicada, com foco na engenharia genética de bactérias, metabolismo do nitrogênio e desenvolvimento de biossensores com nanomateriais para diagnóstico de infecções virais.

Profa. Dra. Joyce Dória Rodrigues Carvalho
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Agrônoma pela UFLA, com Mestrado em Fisiologia Vegetal e Doutorado em Fitotecnia, é professora na área de Cultura de Tecidos Vegetais. Sua pesquisa foca na biotização de plantas in vitro e na interação entre microrganismos e plantas.
Coordena projetos para identificar e multiplicar microrganismos que promovem o crescimento vegetal e o controle biológico, além de otimizar o cultivo e a aplicação desses microrganismos. Também desenvolve bioinsumos inovadores com nanotecnologia, os chamados BioNanoinsumos.

Prof. Dr. Admilton Gonçalves de Oliveira Júnior
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Biólogo pela Universidade Paranaense (UNIPAR), Mestre e Doutor em Microbiologia pela UEL, com pós-doutorado em produtos biológicos para proteção de plantas. É professor adjunto no Departamento de Microbiologia da UEL e membro do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia.
Atua nas áreas de Microbiologia Aplicada, Biotecnologia Microbiana e Bioprocessos, para o desenvolvimento de bioinsumos, biodefensivos e soluções em nanotecnologia. É cofundador da spin-off acadêmica “Bio3”, além de colaborar em projetos de transferência de tecnologia para o setor privado e integrar comissões estaduais voltadas à agricultura familiar e produção orgânica.

Prof. Dr. Gabriel da Silva Medina
Universidade de Brasília (UnB)
Pós-doutorado em Políticas Ambientais pelo Imperial College London e Doutor em Ciências Naturais pela Universität Freiburg (Alemanha), com Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela UFPA e formação em Ciências Agrárias. É professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UnB.
Coordena a área de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial e Social (CEDES) no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB e representa a universidade no Comitê Agroalimentar da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM).

Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Biólogo pela Universidade Estadual de Maringá, com Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Pioneer Hi-Bred International (EUA).
É professor da UNICENTRO, onde atua na área de Genética Vegetal e Biotecnologia. Sua pesquisa explora a diversidade genética de plantas, resistência a doenças, expressão gênica em condições de estresse e o desenvolvimento de bioferramentas para conservação e melhoramento vegetal. Também orienta projetos em programas de pós-graduação na instituição.

Prof. Dr. Marcelo Pedrosa Gomes
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Biólogo formado pela UFLA, com Mestrado em Biologia Vegetal (UFMG) e Doutorado em Agronomia (UFLA) e Ciências Ambientais (Université du Québec à Montréal, Canadá). Fez pós-doutorado na Université de La Rochelle (França) e na UFMG, além de atuar como professor visitante na Université du Québec à Montréal e na University of Zagreb (Croácia).
Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Botânica e Ecologia e Conservação. Lidera o grupo de pesquisa Biologia Funcional, Evolutiva e Aplicada; suas pesquisas envolvem ecofisiologia vegetal e toxicologia ambiental, com foco no metabolismo de plantas e na ação de contaminantes.

Profa. Dra. Anelize Bauermeister
Universidade de São Paulo (USP)
Docente no Instituto de Química da USP, é formada em Química pela UEL, com Mestrado em Biotecnologia e Doutorado em Ciências pela USP. Fez pós-doutorado no Brasil e nos EUA (University of California).
Pesquisa Química de Produtos Naturais e Ecologia Química, focando nas interações entre microrganismos e hospedeiros e na busca por metabólitos bioativos. Criadora da “Rede Metabolômica”, atua na divulgação científica com workshops, cursos e ações nas redes sociais. Seu trabalho explora metabólitos microbianos com potencial ecológico, farmacológico e biotecnológico.

Prof. Dr. Ulisses de Padua Pereira
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Médico veterinário formado pela UFLA, com Mestrado e Doutorado em Ciências Veterinárias. Atua como professor associado de Microbiologia Veterinária na UEL, onde lidera o grupo de pesquisa em Bacteriologia Animal. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e participa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UEL. Também é vice-coordenador da Rede de Ciências Ômicas (RECOM) e integra a Comissão Estadual de Sanidade de Organismos Aquáticos.
Suas pesquisas se concentram em diagnóstico de infecções bacterianas, resistência a antibióticos e genômica de patógenos, com forte atuação em bioinformática e desenvolvimento de alvos vacinais.

Prof. Dr. Wanderley Dantas dos Santos
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Graduado, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular), investiga os mecanismos bioquímicos da comunicação entre plantas. Atuou como pesquisador no Instituto de Biociências da USP, onde hoje é pesquisador visitante. Realizou estágio na University of Cambridge, na Inglaterra e trabalhou no Laboratório Nacional de Biorrenováveis antes de se tornar professor no Departamento de Bioquímica da UEM.
Seu trabalho se concentra em alelopatia, metabolismo e arquitetura da parede celular vegetal, com foco na lignificação e na conversão de lignocelulose em bioetanol.

Prof. Dr. Marco Antonio Nogueira
Embrapa Soja/ Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Engenheiro Agrônomo pela Unesp Jaboticabal, com Mestrado e Doutorado pela Esalq-USP, incluindo passagem pela Eberhard Karls Universität Tübingen (Alemanha) e pela North Carolina State University (EUA). É pesquisador da Embrapa Soja, onde também coordena o Núcleo de Desenvolvimento Institucional e integra o Comitê Gestor do Programa Soja Baixo Carbono.
Suas pesquisas focam em bioindicadores de qualidade do solo, microrganismos promotores de crescimento de plantas, fixação biológica de nitrogênio e tolerância à seca. Participou do desenvolvimento de tecnologias como a coinoculação da soja e inoculantes para pastagens.

Profa. Dra. Janaína Mantovan
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Bióloga formada pela UEL, com Mestrado e Doutorado em Biotecnologia pela mesma Instituição, é hoje professora no Departamento de Química e Bioquímica da Unesp, em Presidente Prudente. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Química da Unesp de São José do Rio Preto.
Possui experiência em processos fermentativos e aproveitamento de resíduos lignocelulósicos, desenvolve biomoléculas e biomateriais que aliam tecnologia e sustentabilidade.

Profa. Dra. Jesiane Stefania da Silva
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Bióloga pela Unioeste, com Mestrado, Doutorado e pós-doutorado em Microbiologia pela UEL e Universidad de Sevilla (Espanha). É atualmente professora associada na UEPG onde coordena o Laboratório de Biodiversidade e gerencia o Viveiro Florestal da universidade. Também é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva.
Suas pesquisas são voltadas à caracterização de bactérias promotoras do crescimento de plantas associadas a espécies nativas e de importância agrícola, e ao estudo da dinâmica ecológica de microbiomas em agroecossistemas e ecossistemas naturais.

Prof. Dr. Fabio Yamashita
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina, bolsista de produtividade em pesquisa 1C do CNPq e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos e de Biotecnologia, ambos da Universidade Estadual de Londrina.
Atualmente trabalha no desenvolvimento de materiais biodegradáveis e suas aplicações na área de alimentos e agricultura.

Profa. Dra. Amedea Barozzi Seabra
Universidade Federal do ABC (UFABC)
Professora Associada na UFABC. Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutorado em Ciências (Química) pela UNICAMP com dois estágios no exterior durante seu doutoramento: University of Edinburgh na Escócia, e Semmeweils University, em Budapeste. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Química e Bioquímica da Concordia University em Montreal. Atualmente é Professora Associada da UFABC onde atua em Programas de Pós-graduação. Premiada pela Sociedade Européia de Biomateriais. Ganhadora do Prêmio Inventores da Agência de Inovação Tecnológica da Unicamp por 3 vezes entre outras premiações.
Suas pesquisas envolvem a preparação de biomateriais nanoestruturados liberadores de óxido nítrico para aplicações médicas e agrícolas.

Prof. Dr. Renan da Silva Nunes
Universidade Federal do ABC (UFABC)
Renan é bacharel em Química pela Universidade Federal Fluminense, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia na área de Química pela Universidade Federal do ABC. Tem ampla experiência no desenvolvimento e otimização de materiais funcionais, com ênfase em nanomateriais avançados para liberação sustentada de óxido nítrico, voltados para aplicações biomédicas e agrícolas. Suas pesquisas incluem o uso de ferramentas quimiométricas para modelagem e otimização de materiais, catálise heterogênea, conversão de biomassas em produtos industriais e desenvolvimento de adsorventes para remoção de contaminantes.
Atualmente, é Pesquisador de Pós-doutorado FAPESP na UFABC, consolidando sua atuação na interface entre química, engenharia de materiais e inovação tecnológica.