NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES

A Dissertação ou Tese deverá ser redigida em conformidade com as Normas para Trabalhos Acadêmicos Padrão UEL disponibilizados pela Biblioteca Central da UEL ou redigida na forma de artigos científicos, e deverá conter os seguintes itens:

1. Título geral claro e o mais conciso possível
  2. Resumo Geral
  3. Abstract: tradução para o inglês do resumo geral
  4. Introdução Geral: máximo de duas páginas; incluir a hipótese de estudo e os objetivos do trabalho
  5. Metodologia detalhada
  6. Revisão Bibliográfica: este item é obrigatório e pode ter a dimensão que for necessária para uma completa revisão. Se possível, esta revisão deve ser publicada em periódicos ou em outro veículo de disseminação técnica ou científica. Anexar no final as normas em que a mesma foi escrita
  7. Capítulo(s) com resultados e discussão na forma de artigo(s) científico(s) e/ou patentes. Ao final de cada artigo científico deverão ser anexadas as normas da revista em que o artigo foi redigido. Mesmo quando forem escritos dois ou mais artigos científicos para uma mesma revista, deverão ser anexados uma cópia das normas no final de cada um deles. No caso do periódico exigir a redação do artigo em língua estrangeira será permitida, para fins de defesa, a redação do artigo em português
  8. Conclusão(ões) Geral(ais)
  9. Referências bibliográficas (normas ABNT)
  10. Anexos (opcional)

EXEMPLARES FINALIZADOS

Após ciência do orientador e concordância com a versão definitiva do Trabalho de Tese, este deverá encaminhar uma cópia digital da versão definitiva à Coordenação do Curso de Pós-graduação em Biotecnologia, à Secretaria de Pós-graduação e aos membros titulares e suplentes da Banca Examinadora. Os Orientadores deverão indicar à Coordenação do Curso de Pós-graduação em Biotecnologia qual projeto científico vigente e ativo na Plataforma Sucupira está associado à Tese desenvolvida.

NORMAS PARA A DISCIPLINA TESE I: Durante a Tese I, o estudante deverá desenvolver o projeto de Tese e realizar sua apresentação oral aos docentes e discentes do programa, após ser avaliado pelo orientador. Uma cópia do projeto já avaliado deverá ser entregue ao Coordenador da atividade Tese I previamente à sua apresentação. O projeto de Tese deverá ser redigido em até 15 (dez) páginas e deverá conter: Título, Justificativa, Objetivos, Material e métodos, Resultados esperados, Cronograma de execução, Referências bibliográficas.

NORMAS PARA A DISCIPLINA TESE II: Durante a Tese II, o estudante deverá apresentar um relatório sobre o estado da arte do assunto de sua Tese e realizar sua apresentação oral aos docentes e discentes do programa, após ser avaliado pelo orientador. Uma cópia do relatório já avaliado deverá ser entregue ao Coordenador da atividade Tese II previamente à sua apresentação. O relatório deverá conter: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Assuntos abordados (em tópicos); Referências bibliográficas.

REGIMENTO PPG BIOTECNOLOGIA

NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS