- Área de Concentração A- Linguagem e Significação Esta área volta-se para um conjunto de reflexões e análises que contribuem para os estudos de língua, em seus constituintes e suas estruturas, o texto e os recursos midiáticos. A marca desta área de concentração é o seu lugar no campo teórico dos estudos de fonética/fonologia, morfossintaxe, semântica, pragmática, análise do discurso, linguística textual, entre outros campos de estudos. Ela apresenta duas linhas de pesquisa:
- Linha de Pesquisa 1- Análise e descrição linguísticas: Conceituação, descrição e análise de níveis linguísticos. Variação sincrônica e diacrônica.
- Linha de Pesquisa 2- Estudos do texto e discurso: Estudo de processos de construção textual e aspectos interativo-discursivos da linguagem.
- Área de Concentração B: Linguagem e Educação Esta área busca a reflexão entre os fatos teóricos e a aplicabilidade no ensino/aprendizagem de línguas. Estabelece-se, nesta área de concentração, a relação entre linguagem, educação e produção de conhecimento. A marca desta área de concentração é o campo aplicado dos estudos e as possibilidades de acessibilidade aos preceitos teóricos produzidos na academia, ou seja, a reflexão sobre a produção e transmissão de conhecimentos. Ela apresenta duas linhas de pesquisa:
- Linha de Pesquisa 3- Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e de outras linguagens: Estudos direcionados às situações de ensino/aprendizagem de língua portuguesa e de linguagens sincréticas, objetivando estabelecer relações entre aspectos teóricos e a prática docente.
- Linha de Pesquisa 4- Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua estrangeira: Estudos direcionados às situações de ensino/ aprendizagem e de formação do professor de língua estrangeira, objetivando estabelecer relações entre aspectos teóricos e a prática docente.