MÉDICO VETERINÁRIO: SÍNDROME DE BURNOUT E INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL

A profissão de médico veterinário tem o dever de prevenir e curar doenças nos animais, mas sempre tendo como objetivo o serviço à humanidade e ao meio ambiente. Esta dissertação, por meio de dois produtos, um artigo e uma matéria técnica, se volta para a preocupação com a saúde do trabalhador em Medicina Veterinária e seu ingresso na carreira autônoma. Objetivou-se avaliar a síndrome de Burnout e seus preditores entre os residentes de Medicina Veterinária de uma universidade do norte do Paraná, por meio de um estudo transversal analíticodescritivo realizado com 66 participantes. Os instrumentos de pesquisa foram um questionário semiestruturado para a caracterização sociodemográfica e algumas questões sobre satisfação no trabalho e estresse moral, e o Maslach Burnout Inventory™ – Human Services Survey para avaliar a síndrome de Burnout. A coleta de dados foi realizada pessoalmente, pela mestranda e uma psicóloga autônoma, durante o horário destinado às atividades teóricas da residência. Após a coleta, os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0, por estatística descritiva, inferencial e multivariada. Para todas as análises, considerou-se estatisticamente significativo p<0,05. A amostra compôs-se de residentes do primeiro e segundo ano na mesma proporção, 60,6% eram da especialidade clínica e 39,4% da preventiva, sendo que 56,1% estava formado a mais de um ano. A maioria pertencia ao sexo feminino (68,2%), estado civil solteiro (97%), sem filhos (98,5%) e não moravam sozinhos (65,2%), com idade média de 25,4 anos. Observou-se que 65,2% não praticavam atividades físicas, 65,2% trabalhavam até 60h por semana e 92,4% dispunham de pelo menos um dia de descanso ou lazer por semana. Identificou-se que os residentes da clínica apresentaram escores maiores de exaustão emocional, despersonalização e realização profissional comparados com os da preventiva. Sobre os perfis latentes de Burnout, 27,3% eram engajados, 13,6% esgotados, 16,7% desengajados, 10,6% ineficazes e 24,2% apresentaram síndrome de Burnout, sendo que 7,6% não se classificaram nos perfis existentes por apresentarem o aumento concomitante da exaustão emocional e despersonalização. Houve indicativo do desenvolvimento da síndrome de Burnout na população pesquisada, assemelhando-se aos valores obtidos em estudos realizados nos programas de residência de outros profissionais da saúde. Constatou-se que as variáveis “satisfação em lidar com o paciente” e “atuação em desacordo com os princípios” predominaram nos modelos preditores das dimensões da síndrome de Burnout. Concluiu-se que houve indicativo para a síndrome de Burnout e insatisfação em lidar com o paciente e a atuação em desacordo com os princípios foram os principais fatores predisponentes. Com a matéria técnica, foram apresentadas orientações ao médico veterinário autônomo para que o ingresso no mercado de trabalho seja formal, permitindo-lhe usufruir de seus direitos, por meio do preenchimento de alguns requisitos. Primeiramente devese obter o número de inscrição e o pagamento da anuidade no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Em seguida, inscrever-se no Cadastro de Contribuintes Mobiliários na prefeitura de sua cidade, obtendo-se assim o Alvará de Licença de Localização e Funcionamento, devendo ser recolhido à prefeitura o Imposto Sobre Serviços. Depois, deve-se cadastrar como contribuinte individual no Instituto Nacional de Seguro Social, sendo a alíquota de 20% sobre os rendimentos. O contribuinte individual que deixa de pagar as contribuições mensais pode perder a qualidade de segurado e o direito de requerer para si os benefícios previdenciários, como a aposentadoria. Por fim, existe a obrigação com a Receita Federal Brasileira com o pagamento do Imposto de Renda, apurado com base nas informações de receita, deduzidos a contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social, o valor por dependente e as despesas decorrentes da atividade apuradas em um livro caixa. Ressalta-se a importância de consultar um contador e advogado sobre o assunto.