Índice de distensibilidade e colapsabilidade da veia cava caudal em cães braquicefálicos nos diferentes graus de braquicefalia.

Dissertação de mestrado

Visualizar PDF

Resumo

A síndrome braquicefálica refere-se a uma combinação de anormalidades anatômicas e funcionais das vias aéreas superiores. A veia cava caudal é uma grande veia que retorna o sangue desoxigenado ao coração, portanto, sua distensibilidade e colapsabilidade fornecem informações importantes sobre a função cardíaca e o volume sanguíneo circulante. A avaliação do diâmetro da veia cava caudal (VCC) e dos índices de colapsabilidade (IC) e distensibilidade (ID) são ferramentas que têm sido grandes aliadas na avaliação do status volêmico dos pacientes, entretanto valores de normalidade são escassos, ainda mais em relação a cães braquicefálicos. Sendo assim, objetivou-se a avaliação dos índices de distensibilidade e colapsabilidade da VCC nos diferentes graus de braquicefalia em cães. O estudo foi composto por 20 animais no grupo experimental (braquicefálico) e 10 animais no grupo controle (mesocefálicos), o grupo experimental foi classificado quanto a síndrome braquicefálica em grau 0,I,II e III, obtendo um total de cinco animais grau 0, nove animais grau I e quatro animais grau II. Realizou-se a avaliação da veia cava caudal pelo acesso subxifóide em modo M, capturados picos inspiratórios e expiratórios e subsequente mensuração dos valores máximos e mínimos durante três ciclos respiratórios e aplicados nas fórmulas (IC: VCCmax – VCCmin / VCCmax e ID: VCCmax – VCCmin / VCCmin). Quanto à análise estatística os dados foram submetidos ao teste de normalidade de Shapiro-Wilk e teste de homogeneidade de variâncias Levene. Para a avaliação entre os diferentes graus de braquicefalia foi realizada a análise de variâncias (ANOVA). As análises estatísticas foram realizadas com o software Jamovi® versão 1.6.23. Os resultados demostraram que os índices de ID e IC no grupo experimental são maiores quando comparados ao grupo controle, e quando os índices foram avaliados em relação aos diferentes graus de braquicefalia o ID e IC nos cães classificados na síndrome como grau 0 obtiveram diferença estatística em relação ao grupo controle (p=0,020 e p=0,005 respectivamente) e o ID nos cães classificados como grau I também demonstraram diferença estatística (p=0,010) em relação ao grupo controle. Concluise que os índices de distensibilidade e colapsabilidade da VCC são maiores em cães braquicefálicos do que nos animais mesocefáliicos, e que quanto maior o grau de braquicefalia menor será o índice de distensibilidade e colapsabilidade da VCC.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.