ESTUDO RETROSPECTIVO DA COMPOSIÇÃO MINERAL DOS URÓLITOS DE GATOS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO ESCOLA NO PERÍODO DE 12 ANOS

Foram apresentados dois produtos finais, separados por capítulos, ao Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Clínicas Veterinárias. O primeiro capítulo é uma revisão de literatura formatado nas normas da revista “Archives of Veterinary Science”, intitulado “Síndrome de Pandora - Revisão de Literatura”, que descreve aspectos da patogenia, sinais clínicos, prognóstico, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. O segundo capítulo é o resultado de um projeto de pesquisa intitulado “Estudo retrospectivo da composição mineral dos urólitos de gatos atendidos em um Hospital Veterinário Escola no período de 12 anos”. A identificação precisa dos tipos minerais que compõem os urólitos e os tampões uretrais é de extrema importância para identificar os fatores predisponentes e instituir o plano terapêutico adequado, pois permite que os médicos veterinários prescrevam intervenções dietéticas e médicas apropriadas para o manejo subsequente e prevenção da recorrência da doença. Assim, o presente trabalho investigou a ocorrência da urolitíase em gatos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, de janeiro de 2007 a janeiro de 2019. O centro que realizou a análise quantitativa dos urólitos foi o Minnesota Urolith Center. Todos os urólitos eram simples. Dos 59 urólitos, 86,5% foram classificados como estruvita, 11,9% como oxalato de cálcio e 1,6% como urato de amônio. Fêmeas, sem raça definida e mais jovens foram mais acometidas. Todos os 14 tampões uretrais eram simples, formados por estruvita e oriundos de machos, em sua maioria, jovens. Os resultados observados no presente estudo servem de base para comparações futuras relacionadas à epidemiologia da urolitíase felina no país.