ECOBIOMETRIA OCULAR E SUA CORRELAÇÃO COM PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS CRANIANOS E CORPORAIS EM CÃES DA RAÇA SHIH TZU
MAICON ALAN PAIVA DOS SANTOS , Prof. Dr. Milton Luis Ribeiro de Oliveira
Data da defesa: 22/02/2019
A ultrassonografia ocular bidimensional em cães é uma ferramenta importante para a oftalmológica veterinária. Associada a ela, a ecobiometria atua na caracterização e padronização dos componentes oculares, fornecendo informações para o diagnóstico de enfermidades. Devido a grande variedade de raças e poucos trabalhos que correlacionam achados ecobiométricos com a morfometria craniana e corporal em cães de raça específica, objetivou-se com este estudo a caracterização da ecobiometria ocular e investigar sua possível correlação com parâmetros morfométricos cranianos e corporais em 50 cães da raça Shih Tzu adultos. Os cães foram divididos em grupos conforme a faixa etária, e as medidas ecobiométricas da câmara anterior (CA), câmara vítrea (CV), espessura axial (ELA), transversal da lente (ETL) e comprimento axial do globo ocular (CGO) foram obtidas através da ultrassonografia em modo bidimensional. As medidas morfométricas de distanciamento bizigomático (DBZ), distanciamento fronto-occipital (DFO), altura de cernelha (AC), circunferência torácica (CT) e comprimento corporal (CP) também foram obtidas. Os dados foram estatísticamente avaliados através do teste t de Student, análise de variância- Anova e teste de Tukey. A correlação de Pearson também foi empregada para investigar possíveis correlações entre as variáeis. A média da profundidade de câmara anterior foi de 2,837±0,506mm, da câmara vítrea foi de 9,186±0,547mm, da espessura de lente em corte axial foi de 6,429±0,323mm, em corte tranversal foi de 9,176±1,185mm. A média do comprimento axial do globo ocular foi de 18,829±0,660mm. Não foi verificada correlação entre as variáveis ecobiométricas e as morfométricas cranianas e corporais em cães adultos da raça Shih Tzu. Assim como não há diferença significativa dessas variáveis quando considerado o gênero e a idade dos Shih Tzus deste estudo (p ≥ 0,05). A ultrassonografia é uma modadlidade do diagnóstico por imagem eficaz para caracterização, avaliação e mensuração das estruturas intraoculares. Os Shih Tzus, apresentam globo ocular maior em comparação a estudos com outros cães, quando considerado seu porte e tamnho craniano.
EMPREGO DA CITOLOGIA ASPIRATIVA POR AGULHA FINA DOS LINFONODOS REGIONAIS GUIADA PELA ULTRASSONOGRAFIA EM CADELAS COM TUMOR MAMÁRIO
DIENIFER GRAICE GALINDO , Profa. Dra. Giovana Wingeter Di Santis
Data da defesa: 19/06/2019
Foram apresentados três produtos finais, separados por capítulos, ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Clínicas Veterinárias. O primeiro trabalho intitulado “Tumores mamários em cadelas” é uma revisão bibliográfica sobre tumor mamário em cadelas e descreve os aspectos morfológicos das glândulas mamárias e dos linfonodos regionais, estadiamento TNM, avaliação e mapeamento dos linfonodos regionais em neoplasmas mamários, e identificação do linfonodo sentinela, estruturado nas normas da ABNT. O segundo trabalho, sob o título “Emprego da citologia aspirativa por agulha fina dos linfonodos regionais guiada pela ultrassonografia em cadelas com tumor mamário”, é um artigo formatado nas normas da revista Semina Ciências Agrárias, no qual 16 pacientes com neoplasia mamária tiveram a avaliação clínica de seus linfonodos regionais comparadas com a citologia aspirativa por agulha fina guiada pela ultrassonografia punção aspirativa guiada pela ultrassonografia e a análise histopatológica com a coloração de hematoxilina-eosina. O terceiro trabalho intitulado “Clinicopathological and immunohistochemical aspects of a mammary carcinosarcoma in a cat”, é um relato de caso de carcinossarcoma felino estruturado nas normas da revista “Journal of Comparative Pathology”.