OCORRÊNCIA DA TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO DE BOVINOS NO PARANÁ ENTRE 2014 E 2018
RAFAEL GONÇALVES DIAS , Prof. Dr. Wilmar Sachetin Marçal
Data da defesa: 25/01/2019
A tuberculose bovina, causada pelo Mycobacterium bovis é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica, caracterizada pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares e que acomete todos os mamíferos domésticos, entre eles os bovinos. É uma doença considerada endêmica no Brasil. Este trabalho tem como objetivo demonstrar os resultados de testes para diagnostico da tuberculose bovina no Estado do Paraná entre os anos de 2014 a 2018, objetivando analisar a distribuição de positividade e característica de performance do programa de controle, bem como propor medidas para avanço na vigilância da doença no estado. No ano de 2014 foram diagnosticados para tuberculose no Paraná 1.872 bovinos (0,35% de 521.028 testados). Em 2015 foram 1.749 bovinos positivos (0,20% de 859.514 testados), 2016 foram 1.247 bovinos positivos (0,15% de 805.367 testados), 2017 foram 1.792 bovinos positivos (0,21% de 828.730 testados) e 2018 foram 1.405 bovinos positivos (0,20% de 701.119 testados). A análise do presente trabalho sugere que as ações de controle em curso têm sido efetivas. Conclui-se que a ocorrência da tuberculose no Paraná é significativa, e a utilização de dados e a efetiva atuação da Adapar, podem ser ferramentas eficazes na gestão de programas de saúde animal e em sistemas de monitoramento e vigilância epidemiológica, com objetivo de diminuir as ocorrências da tuberculose na população de bovinos do estado do Paraná.
CRIA PÚTRIDA AMERICANA EM APIÁRIOS DO PARANÁ: ESTUDO DE CASO DA PRIMEIRA OCORRÊNCIA DA DOENÇA NO BRASIL E PROPOSTA SANITÁRIA
CASSIANO KAHLOW , Prof. Dr. Wilmar Sachetin Marçal
Data da defesa: 21/02/2019
O Paraná é, de acordo com os resultados da Produção da Pecuária Municipal (PPM) referentes ao ano de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior produtor de mel de abelhas com ferrão (Apis mellifera) do Brasil, com 6,29 mil toneladas de mel produzidas. Esse panorama reforça a necessidade de contínuas ações de sanidade e biomonitoramento, visando propiciar excelência na produção e produtividade de mel na cadeia do agronegócio. Por outro lado, a Cria Pútrida Americana CPA é umas das doenças bacterianas mais deletérias nas abelhas, embora afete apenas os estágios de larva e é a única doença de notificação que pode ser transmitida pelo mel, tendo uma enorme importância no comércio de produtos apícolas. Sua única ocorrência no Brasil se deu em apiários do Paraná, sendo notificada à (OIE) Organização Mundial de Saúde Animal em 2006, quando foi erradicada no final daquele mesmo ano. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) caracteriza-se como autoridade veterinária oficial, competente e responsável pela saúde das abelhas no estado, tendo sido encarregada em atuar, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no foco em questão. Este trabalho teve como objetivo relatar a única ocorrência de CPA no Brasil e às ações do serviço oficial do início da notificação até o saneamento do foco, apontando as principais dificuldades encontradas à epoca, bem como apresentar uma revisão bibliográfica da doença, com informações mais atualizadas a respeito do agente e do seu controle, possibilitando vigilância e profilaxia nesse importante segmento rural.