FATORES DE RISCO PARA AUMENTO DE LIPASE PANCREÁTICA FELINA ESPECÍFICA EM GATOS

Foram apresentados três produtos finais, separados por capítulos, ao programa de PósGraduação Mestrado Profissional em Clínicas Veterinárias. O primeiro produto foi um artigo de revisão bibliográfica sobre Pancreatite Felina que aborda as principais peculiaridades que essa afecção apresenta em gatos. O segundo é um artigo, formatado nas normas da revista ‘’Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (ABMVZ)’’ com o seguinte título Fatores de Risco para o Aumento da Lipase Pancreática Felina Específica em Gatos. A pancreatite é uma doença inflamatória do pâncreas exócrino. Seu curso clínico em felinos, por vezes, é bastante inespecífico e os sinais clínicos são semelhantes à de muitas outras doenças. Seu diagnóstico é um desafio para o clínico, porém, com a avaliação da concentração sérica de uma enzima pancreática chamada lipase pancreática felina, sabe-se que, associado com demais achados, a possibilidade de diagnóstico precoce é possível. O trabalho tem como objetivo determinar a prevalência da concentração sérica anormal alta de lipase pancreática felina específica, assim como seus fatores de risco para a doença em gatos atendidos pelo Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná. Foi realizado um estudo retrospectivo com plasma congelado de gatos atendidos no HV-UEL no período de janeiro a setembro de 2014, as amostras foram submetidas ao Snap test Lipase Pancreática Felina da IDEXX Laboratories®, que consiste em um teste semiquantitativo onde a concentração sérica de lipase é definida por intensidade de coloração entre o ponto controle e o ponto da amostra. Após isso foi realizado análise dos prontuários, coletando dados da resenha e do diagnóstico clínico dos pacientes. Dos 467 animais atendidos nesse período, 141 apresentaram nível aumentado de lipase, com prevalência correspondente de 30,2%. Foram analisados os fatores predisponentes para o aumento da concentração dalipase por regressão logística e os que apresentaram significância foram animais infectados com FIV, obesos, oriundos de trauma e animais entre quatro a oito anos. Das faixas etárias estabelecidas, animais com idade entre quatro a oito anos apresentaram importância estatística (p valor < 0,001) e sua razão de chance foi 3,04. Em estudos anteriores, a faixa etária não era um fator predisponente para pancreatite, conforme foi encontrado na presente população. O trauma apresentou p valor de 0,040 e razão de chance de 1,47, essa significância é relatada na literatura, porém, o trauma da população estudada apresenta características diferentes, pois em sua maioria eram animais atropelados. A infecção pelo FIV é importante na medicina felina, sua ocorrência foi significativa com p valor de 0,004 e razão de chance 3,61. O FIV tem característica de causar uma doença crônica, assim como a pancreatite, elas podem ocorrer no mesmo paciente sem ter correlação ou então a imunossupressão que o FIV causa pode predispor a translocação bacteriana e ascensão de bactérias para o pâncreas. A obesidade foi relevante na população estudada, tendo um p valor de 0,015 e razão de chance 2,32. A obesidade pode predispor o animal à oxidação de proteínas, peroxidação lipídica e ao aumento de citocinas inflamatórias levando a um quadro característico de doença inflamatória crônica e generalizada, predispondo o animal à pancreatite.O terceiro produto é um relato de caso de Quilotorax idiopático canino, formatado nas normas da revista Ciência Rural.