Estudo clínico, patológico, epidemiológico e de sobrevida dos tumores mamários em gatas atendidas no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina

Os tumores mamários em felinos compreendem cerca de 39 a 85 % das neoplasias nesta espécie. As neoplasias mamárias ocorrem geralmente em gatas idosas, não castradas e estão associados ao uso de progestágenos sintéticos. A maioria dos tumores mamários são malignos, invasivos e agressivos. Apresentam prognóstico desfavorável e grande capacidade de ocorrer recidiva local e metástase a distância. Objetivou-se, com este trabalho, caracterizar, sob ponto de vista epidemiológico, clínico e histopatológico as neoplasias mamárias de ocorrência espontânea em gatas (Felis catus). Foram revisados os arquivos do Laboratório de Patologia Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cinquenta e um exames histopatológicos relacionados aos tumores mamários de gatas, proveniente do tratamento cirúrgico, foram analisados, no período de tempo compreendido entre 2005 e 2016. As lâminas foram lidas novamente e colocados na mesma classificação histológica. A média da idade das gatas com tumores mamários foi de a 9,7 anos e a maior frequência eram animais sem raça definida 72,5% (37/51), seguido da raça Siamês 23,5% (12/51) e Persa 4% (2/51). Os carcinomas mamários corresponderam 74%, (38/51), lesões não neoplásicas representaram 19,6% (10/51) e os tumores benignos com 5,8% (3/51). As lesões benignas foram classificadas em 100% como papilomas ductais, as lesões não neoplásicas compreenderam os fibroadenomatose com 70% (7/10), hiperplasia lobular, ductal e cisto cada um com 10% (1/10). Dentre as neoplasias malignas foram observados carcinomas cribiformes 40% (15/38), túbulos papilares 30% (12/38), carcinomas in situ 13,8% (4/38), carcinomas tubulares 7,8% (3/38), carcinomas sólidos 5,2% (2/38), carcinoma em tumor misto e carcinossarcoma com 2,6% (1/38). As metástases distantes foram encontradas principalmente nos pulmões. A maioria das neoplasias das glândulas mamárias em gatas apresentaram características malignas, evidenciando um mau prognóstico e menor tempo de sobrevida.