Políticas de gerenciamento de resíduos nas universidades estaduais públicas paranaenses

O crescimento dos centros urbanos e o aumento do consumo de bens industrializados têm colaborado para o avanço da geração dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), tornando-se um problema mundial. A necessidade de conciliar o crescimento econômico com a proteção ambiental é um dos fatores que tem contribuído para que a gestão eficiente dos resíduos seja um tema relevante no âmbito do desenvolvimento sustentável. O objetivo principal deste estudo é identificar as políticas de gerenciamento de resíduos adotadas pelas Universidades Estaduais Públicas Paranaenses, visando à sustentabilidade ambiental. A metodologia do estudo é baseada no método de estudo de caso múltiplo comparativo, realizada a partir de análise exploratória de dados, de caráter descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários, aplicados junto aos órgãos oficiais das Universidades Estaduais Públicas Paranaenses, além de consulta a base de dados estatísticos disponibilizados pelas universidades, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) e pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). O estudo permitiu identificar os tipos de resíduos gerados, bem como os instrumentos e políticas de gerenciamento de resíduos já adotados pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do estado do Paraná. Concluiu-se que as IEES encontram dificuldades em destinar um orçamento específico para esta finalidade, assim como possibilitou confirmar a hipótese de que a legislação tem sido fator determinante para a institucionalização de tais políticas. O resultado da pesquisa poderá contribuir para a facilitação da institucionalização de instrumentos e políticas de gerenciamento de resíduos, além de promover debates que visem assegurar melhorias às políticas de gerenciamento de resíduos já adotas pelas IEES.